Prof. MsC. Fábio Roberto Pillatt

65.800-000 – Balsas, MA
Caixa Postal 53
+55 (99) 3541-2194

Possui graduação em Informática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2000) e mestrado em Informática pela Universidade Federal de Campina Grande (2002). Atualmente é professor titular da Faculdade de Balsas onde ocupa os cargos de Diretor Acadêmico e Coordenador do Curso de Pós Graduação LATO SENSU em Gestão da Informação. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: j2me, computação móvel, java e e-business.

Currículo completo: http://lattes.cnpq.br/1487030523579181

Áreas de Interesse

Engenharia de Software

Temas para Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

• M-Business (Aplicações Móveis) e e-business

Resumo/Objetivo: Avaliar os conceitos e infra-estrutura necessária para o desenvolvimento de aplicações de m-business e e-business, utilizando, como estudo de caso, a implementação de aplicações de baixa complexidade que venham resolver problemas de nosso cotidiano.

• Agentes de Software (V-Bargain)

Resumo:Durante uma negociação, tanto no comércio tradicional como no eletrônico, os parceiros comerciais somente efetivarão uma transação após todos os parâmetros relevantes à negociação, tais como preço, qualidade do produto e prazos de entrega, terem sido avaliados. Este processo, entretanto, pode demandar um tempo muito grande para o atual cenário de negociação. O crescente uso de Tecnologias de Informação em processos de negociação e gerência é uma clara evidência que as corporações estão buscando ferramentas eficientes para obter bons resultados em seus negócios. Nesta direção, propõe-se a especificação de uma ferramenta, baseada em agentes de software, capaz de avaliar os parâmetros relevantes a um processo de negociação e executar transações em nome das entidades envolvidas. Os principais objetivos para a criação desta ferramenta são: reduzir o tempo gasto no processo de negociação, reduzir o custo de comunicação entre os parceiros comerciais e eliminar a necessidade de uma especificação a priori dos valores finais dos parâmetros da transação, usando pontos de reserva.

• Softwares Acadêmicos

Objetivo: Análise e Desenvolvimento de softwares direcionados a resolver problemas acadêmicos presentes nas Instituições de Ensino Superior.