Search
Close this search box.

PAE

Depois que o nosso acadêmico se forma, ainda queremos manter contato com ele!

PAE (Programa de Acompanhamento de Egressos) foi feito para trocar ideias e experiências profissionais com os nossos egressos, incentivar a sua participação nas atividades aqui da Faculdade e encaminhar esses profissionais para o mercado de trabalho. Conheça mais sobre as atividades realizadas pelo PAE no nosso Portal Do Egresso. Para conferir, é só clicar na imagem abaixo:

PAE


 

É comum haver o distanciamento do formando após a conclusão do seu curso. Quando há uma reaproximação com a sua Instituição e com as fontes de conhecimento, o aluno pode colher grandes benefícios para o seu acesso e permanência no mercado de trabalho. Assim, o aluno egresso da Unibalsas – Faculdade de Balsas sai na frente como profissional que está em constante atualização e enriquecimento. Foi com base nisso que a Faculdade desenvolveu o PAE, com o objetivo de promover apoio e acompanhamento permanentes ao aluno egresso em suas trajetórias pós-acadêmicas.


PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO AO EGRESSO


O PAE busca centralizar ações e desenvolver uma política de acompanhamento de egressos, considerando as oportunidades de formação continuada, a inserção profissional, a manutenção da participação na vida institucional e a reflexão das práticas de ensino utilizadas. O PAE constitui, portanto, uma forma de avaliar os resultados da IES, e a partir disso, introduzir modificações no processo de ensino/aprendizagem, buscando a permanente melhoria do referido programa

 

EGRESSO EM DESTAQUE

 


O Programa de Acompanhamento de Egresso esteve com três advogados formados pela Faculdade de Balsas a fim de colher um pouco das impressões que eles tiveram da instituição na qual foram preparados para atuar. Maurício Teixeira Rego, Wellington Werner e Flávio Damasceno Santos Nogueira abriram um escritório no centro da cidade de Balsas-MA, para disponibilizar os seus serviços à população balsense.

Para Maurício Teixeira Rego a graduação é algo primordial para a correta atuação no mercado de trabalho. Para ele, a graduação é o sustentáculo, a base da noção do Direito que aprenderam na Faculdade e que aperfeiçoam na prática cotidiana.

Ao seguir a mesma linha de pensamento, Flávio Damasceno Santos Nogueira defende que “todo o embasamento técnico e todo estágio prático que adquirimos na Unibalsas, utilizamos hoje, na nossa prática, desde o recebimento do cliente, saber ouvi-lo, fazer uma análise suscinta para adotar a medida adequada para satisfazer os seus anseios.”

Já Wellington Werner alerta: “Devido à abrangência da área, sempre nos deparamos com situações novas, mesmo que tenhamos recebido boa formação, e por esse motivo estaremos sempre nos preparando para exercermos a profissão”.

Sobre as expectativas geradas no período da Faculdade, e se elas estão sendo satisfeitas,  Maurício Teixeira Rego revela: “A julgar pela maneira como a sociedade nos recebe, as expectativas continuam sendo as melhores. A forma como o nosso trabalho está sendo recebido é algo surpreendente.” Wellington Werner complementa: “Superou as expectativas, sobretudo pelo reconhecimento da sociedade, pela surpresa de já sermos formados por uma instituição de ensino superior genuinamente balsense.”

Flávio Damasceno deixa um conselho para os alunos graduandos: “Aproveitar ao máximo as aulas, as experiências práticas e não deixar para estudar somente em véspera de prova.”

 

EGRESSO EM DESTAQUE


Ernando Gomes de Sousa graduou-se em Sistemas de Informação pela Faculdade de Balsas em março de 2012. No mesmo período foi aprovado na seleção de mestrado da UERN (Universidade Estadual do Rio Grande do Norte/UFERSA (Universidade Federal Rural do Semi-Árido). O Programa de Acompanhamento de Egressos (PAE) conversou com Ernando Gomes de Sousa para saber mais detalhes sobre o mestrado que acontece na cidade de Mossoró-RN.


 

De que forma aconteceu o processo seletivo do mestrado no Rio Grande do Norte?

A seleção de alunos para o mestrado da UERN/UFERSA é realizada através de análise de currículo e cartas de recomendação. A não obrigatoriedade da realização de uma prova não implica dizer que o acesso a um mestrado com esse tipo de triagem seja mais fácil. Ela obriga o candidato ter uma vida acadêmica bastante dinâmica, pois nela é analisada a quantidade de participações em cursos de extensão e sua relevância, cursos de qualificação, programas de iniciação científica, publicações de artigos, participações de eventos de grande relevância.


Considerando o fato de oportunizar ao acadêmico a participação de todas as atividades citadas no parágrafo anterior, a Unibalsas está de parabéns! A instituição realiza o Programa de Iniciação Científica (PIC), sempre é sede da Maratona Brasileira de Programação promovida pela Sociedade Brasileira de Computação, tem excelentes professores que orientam os alunos na criação e continuação de projetos. A minha participação em várias atividades como estas foram decisivas para minha aprovação no mestrado.


Qual o objetivo do mestrado que você escolheu?

O objetivo do Mestrado Acadêmico em Ciência da Computação UERN/UFERSA é formar docentes e pesquisadores na área de Computação, capazes de realizar atividades de pesquisa e ensino, e de aplicar consistentemente o conhecimento científico no desenvolvimento de novas tecnologias que atendam demandas emergentes da sociedade.


Eu escolhi a linha de pesquisa Sistemas Computacionais. Esta linha tem como objetivo o estudo e o desenvolvimento de métodos, técnicas e ferramentas para a concepção de sistemas computacionais, enfatizando a melhoria da qualidade de produtos e processos. Abrange temas como engenharia de software, projeto e implementação de banco de dados, inteligência computacional, sistemas de apoio à decisão e segurança de sistemas.


Quais as suas expectativas com relação a essa nova fase da sua formação?

A busca pelo crescimento profissional levou-me a busca de um mestrado. Pretendo durante esse mestrado adquirir conhecimento que venha tornar-me um profissional diferenciado, capaz de oferecer soluções agradáveis a problemas encontrados na vida social das pessoas.


 

Qual o conselho que você deixa para os alunos graduandos que pretendem continuar estudando após a graduação?

“Disciplina é a parte mais importante do êxito”. Ter uma vida acadêmica ativa é a chave não só para dar fôlego a continuação dos estudos do aluno após a graduação, como também na vida profissional. Durante o tempo dispensado a concretização de um curso de graduação, o aluno tem a oportunidade de irrigar-se de conhecimento dos mais variados tipos, por meio das mais variadas formas e com profissionais bastantes diversificados, pois durante ela o aluno tem contato com professores de várias áreas, projetos em diversos campos com parceria de empresas e em contato com colegas de conhecimento variados. Aproveitar o contato com excelentes professores, buscar conhecimento além dos solicitados por ele, participar de todas as atividades acadêmicas disponibilizadas pela faculdade e solucionar desafios também fora do âmbito acadêmico é fundamental.

EGRESSO EM DESTAQUE


Marcelo Vilanova graduou-se em Ciências Contábeis pela Faculdade de Balsas em fevereiro de 2011. Em fevereiro de 2012 começou a trabalhar como professor do curso de Sistemas de Informação e Ciências Contábeis da Unibalsas – Faculdade de Balsas. O Programa de Acompanhamento de Egressos (PAE) conversou com Marcelo Vilanova para saber de que forma ele está colocando em prática os conhecimentos adquiridos durante a graduação.


Qual a contribuição da graduação na sua vida profissional?

A graduação foi uma das conquistas mais significativas na minha vida, tanto pessoal quanto profissional. A minha graduação não foi fácil, durante quatro anos tive que abrir mão de muitas coisas para que este sonho se tornasse realidade. Sou grato a Deus por ter me dado força, determinação e paciência para chegar até o final. A graduação foi importante porque me deu um novo posicionamento, e agora posso ver novos horizontes e me sinto mais preparado para novas oportunidades que surgirão no mercado de trabalho.


Você consegue identificar o momento em que você está colocando em prática o que você aprendeu nos tempos de graduação, como por exemplo, os conceitos e técnicas apreendidos?

Sim. Os conhecimentos adquiridos no curso de Ciências Contábeis foram altamente relevantes para a minha vida pessoal e profissional. Hoje estou constantemente praticando o que aprendi, tanto na administração das minhas finanças quanto na docência, pois agora ensino aos graduandos o que aprendi na sala de aula.


As expectativas que você tinha na época da faculdade foram satisfeitas?

Em parte, sim. Durante o curso meus maiores anseios era concluir a faculdade e conseguir um bom emprego. Graças a Deus concluí a faculdade e agora estou ministrando aulas na Faculdade de Balsas, sempre pensando em melhorar cada vez mais.


Qual o conselho que você deixa para os alunos graduandos?

Não desistam, as dificuldades e os obstáculos são muitos. Mas fiquem atentos: só damos importância para os obstáculos quando perdemos o foco e desviamos a visão dos nossos objetivos. Portanto, estabeleçam seus planos e não percam o foco, pois, na vida, não há bons ventos para quem não sabe aonde vai.