Grau

Especialista

Duração do curso

3 a 12 meses

Carga horária

490 horas

Turno

EAD

Regime

Módulo

Pós-Graduação LATO SENSU em Gestão da Qualidade Industrial

O que você irá aprender neste curso?
Neste curso você irá aprender como a excelência em gestão da qualidade para a indústria contribui de forma significativa em seus processos. Além disso, irá se aprofundar nos princípios fundamentais da qualidade, dominar as normas e aprender a aplicar ferramentas de qualidade essenciais. Também irá explorar os processos de melhoria contínua e entenderá como as certificações de qualidade elevam o padrão organizacional na indústria e toda a organização de controle e auditoria da qualidade que se fazem necessárias.

Por que fazer este curso?
A gestão da qualidade é uma temática que faz parte da rotina das grandes coporações  industriais, uma vez que, é por meio da qualidade de seus processos e ferramentas utilizadas que a indústria se mantém sustentável, produtiva e com padrão de qualidade.

Público-alvo:
Administradores(as) e Gestores em geral.

Período de Matrículas:
Entrada Contínua.

Investimento

R$ 1.100,00 à vista ou R$12 x 99,90 no cartão de crédito

COORDENADOR

ADONES COSTA ARAÚJO


Telefone: (99) 3542-5500

  • Especialização em Docência do Ensino Superior – Faculdade Intervale;
  • Especialização em Metodologia do Ensino de Matemática – Faculdade Intervale;
  • Especialização em Metodologia do Ensino de Química – Uninter;

  • Graduação em Engenharia Civil – UFMA.

INSCREVA-SE GRATUITAMENTE

Disciplinas

Ementa:

Conceitos, ferramentas e técnicas estatísticas do gerenciamento e controle de qualidade. Ferramentas de controle de qualidade, variações aleatórias e variações identificáveis de um processo. A base estatística de gráficos de controle, amostragem, planos de amostragem. 

Objetivo:

Esta disciplina tem por objetivo capacitar o gestor a aplicar as principais ferramentas da qualidade no processo de melhoria contínua de uma organização.

Ementa:

Noções de planejamento industrial. Etapas de um empreendimento industrial. Metodologia da elaboração dos anteprojetos. Estudo e metodologia de elaboração de projetos de fábrica. Estudos de mercado. Estudos de localização. Análise de tecnologia. Fatores de produção. Caracterização do processo produtivo. Estudo de tamanho. Arranjo físico. Instalações na indústria. Edificações industriais.

Objetivo:

Esta disciplina visa habilitar os alunos de engenharia e cursos técnicos de áreas afins a aplicar conceitos e metodologias para o desenvolvimento de projeto de fábrica e instalações industriais, considerando aspectos como estudo de mercado; capacidade produtiva, processos e fatores de produção; localização estratégica; arranjos físicos de produção, de fluxos, de investimento, de instalações e da edificação.

Ementa:

Conceitos e abordagens de organização industrial. Organização e estrutura industrial. Cultura organizacional. Gestão integrada na indústria, desenvolvimento e aplicação. Inovação tecnológica na indústria.

Objetivo:

Esta disciplina visa abordar o desenvolvimento do trabalho industrial nos contextos global e brasileiro, apresentando os processos ligados à indústria, além da estrutura e organização industrial. Ao término dos estudos deste componente curricular, o aluno será capaz de avaliar os processos industriais, suas tecnologias e a forma integrada dos processos de trabalho, visando à qualidade, saúde, segurança e responsabilidade socioambiental.

Ementa:

Conceitos fundamentais do controle de qualidade. Atributos da Qualidade Estratégia de Controle de qualidade. Gerenciamento pelo controle de qualidade. custos de qualidade. ISO 9000. Controle estatístico da qualidade. Conceitos do controle estatístico do processo (CEP). Gráficos de controle de qualidade. Ferramentas básicas. Cinco Sensos. 5ws e Hs. Técnica dos cincos porquês. Fluxograma. Harmonograma. Ferramentas de análise de causa. Diagrama de Pareto. Diagrama de causa-efeito. Gráfico de dispersão. Fermentas para tomada de decisão. Matriz de decisão. Matriz GUT. Avaliação de processos. Ferramentas da qualidade. Six sigma. Gráfico de linha. Pesquisa. Ferramentas de geração de ideias. Brainstorming. Brainwriting. Diagrama de Afinidades. Benchmarking.

Objetivo:

Este componente curricular visa preparar os profissionais para implementar o controle da qualidade na realidade de um parque industrial, bem como auxiliar nas tomadas decisão, com base nos conceitos e ferramentas do controle de qualidade industrial.

Ementa:

Seis sigma: conceitos básicos e estrutura. DMAIC: definir e medir. DMAIC: analisar e melhorar. Ferramentas do seis sigma. Ferramentas estatísticas para o seis sigma. Análise de causa raiz. Processo de mapeamento e fluxogramas. Análise de riscos e controle de processos. Implementação do seis sigma. Planejamento de projetos seis sigma. Coleta e. análise de dados. Implementação de melhorias. Controle e sustentação de ganhos. Certificação seis sigma e aplicação prática. Preparação para a certificação. Exame de certificação seis sigma. Aplicação prática do seis sigma. Estratégias seis sigma na organização.

Objetivo:

Este conteúdo visa capacitar os participantes a entenderem, aplicarem e implementarem os princípios do Seis Sigma, com foco na melhoria contínua de processos, além de prepará-los para a obtenção da certificação Seis Sigma em diferentes níveis.

Ementa:

Avaliação do desempenho empresarial. O papel do controle interno. O papel da auditoria. Semelhanças e diferenças entre auditoria operacional e de gestão. O papel da auditoria na avaliação dos principais processos da organização. Papéis de trabalho e programas de auditoria. Relatórios. Foco da auditoria nos riscos. Foco da Auditoria nos Resultados. Foco da Auditoria nas Necessidades dos Clientes. O perfil desejável do auditor organizacional.

Objetivo:

Esta disciplina visa empoderar o aluno a garantir a organização dos processos internos da empresa, avaliando as operações, registrando atividades e realizando procedimentos de auditoria de qualidade, de modo a identificar e corrigir falhas, implementando o sistema de melhoria contínua dos processos.