Abertura IV Semana Acadêmica do Agronegócio

Teve início na noite de ontem(01/09), junto ao auditório da Faculdade de Balsas, a IV Semana Acadêmica do curso de Agronegócio, que nesta edição abordará o tema: Processos Comerciais.

O evento visa promover um amplo debate sobre questões atuais, pertinentes e desafiadoras do agronegócio no cenário local/regional, nacional e internacional, auxiliando no preparo e instrumentalização dos alunos e professores, assim como da comunidade em geral.

Para tanto, dando abertura ao evento, na noite de ontem recebemos com muita satisfação o professor Doutor Argemiro Luis Brum, consultor de empresas nacionais e internacionais na área do agronegócio, que proferiu sua fala sobre TENDÊNCIAS NO PROCESSO DE COMERCIALIZAÇÃO DE GRÃOS NO BRASIL E NO MUNDO, abordando sobre:

• Panorama da oferta e demanda mundial = evolução rápida e momento atual;
  • O Brasil e a América do Sul no contexto;
  • O papel dos estoques finais e a intenção de plantio nos EUA;
  • O papel dos especuladores financeiros – fundos de pensão, investimentos etc;
  • O funcionamento da Bolsa de Chicago;

Esta troca entre alunos, professores e a comunidade, será importante para pensar e compreender o contexto atual. Enfim, a Semana Acadêmica vem para suprir a necessidade de espaços que possibilitem a discussão e a troca de conhecimento sobre a temática, possibilitando desenvolver novas ferramentas de apoio de ensino e aprendizagem aos futuros gestores em agronegócio.

Dando continuidade ao sucesso da noite anterior, hoje o professor Argemiro continuará falando sobre:

• A formação do preço da soja no Brasil a partir da Bolsa de Chicago;
  • O preço presente e o preço futuro a partir de Chicago;
  • O papel do câmbio e do prêmio nos portos na formação destes preços internos;
  • O produtor de soja no contexto: tecnologia, logística de transporte, armazenagem;
  • As tendências do mercado mundial e nacional da soja;(02.09.2014)