Visita à franquia Frutos do Brasil

Nesta segunda-feira, dia 12.03, acadêmicos do 5° período de Administração, trabalhando a unidade “Planejamento de Vendas”, realizaram uma visita à franquia Frutos do Brasil para entenderem, na prática, como funciona o sistema de franquias. Quais são os critérios, as vantagens, desvantagens, as limitações que possuem esse tipo de negócio.

A visita possibilitou o conhecimento desse modelo de negócios, onde os estudantes puderam visualizar as características das franquias, entendendo seu papel no planejamento de vendas de um negócio e que, a partir disso, pensar também outros métodos para aumentar o volume de vendas de uma empresa. O momento também foi interessante por ser um ambiente atrativo, aconchegante e bastante agradável.

A franqueada da Frutos do Brasil, Sra Gleice, relatou a história, origem, ideia inicial e principais valores e critérios da empresa. Em seguida, falou da história da Frutos do Brasil em Balsas, como surgiu a ideia dessa instalação, quais os procedimentos para esta aquisição, como funciona a relação da Frutos do Brasil em Balsas com o franqueador. A partir da fala da Sra Gleice, foi aberto um debate para os acadêmicos tirarem suas dúvidas, exporem suas curiosidades.

A aula foi bastante produtiva. A turma foi recebida com muita dedicação. A equipe e o ambiente da franquia estavam preparados para recebê-los. Foi uma experiência além de bastante agradável, que possibilitou muitos conhecimentos sobre a gestão de vendas em uma franquia, sendo destacadas ainda as dificuldades específicas para uma franquia de picolés e sorvetes em Balsas, devido a logística que modifica um pouco das estratégias. Além do conhecimento administrativo da franquia, os alunos puderam degustar diversos sabores dos picolés, oferecidos pela Sra Gleice. Foi uma aula participativa, interessante que agregou bastante conhecimento. (profa. Camila Sousa)