– Faculdade de Balsas presente na Conferência Latina Americana de Informática

A Unibalsas – Faculdade de Balsas por meio do curso de Sistemas de Informação estará presente na XXXVI (Trigésima sexta) Conferência Latina Americana de Informática. Todos os méritos são do Professor Junior Marcos Bandeira que publicará um artigo neste evento, comprovando ainda mais a qualidade no corpo docente desta instituição. O artigo foi intitulado “CABED – Modelo de Controle de Acesso Baseado em Expressões Contextuais”. Veja o resumo!

Elaborado em parceira com: Ricardo T. Macedo e Raul C. Nunes, da Universidade de Santa Maria, e Koiti Ozaki, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE, o artigo trata do uso de contexto (tal como tempo, localização, número de acessos, etc) tem sido explorado em modelos de controle de acesso para possibilitar regras de autorização avançadas. O artigo propõe um modelo de controle de acesso baseado em Expressões Contextuais, chamado CABEC. O CABEC estende o Role-Based Access Control incluindo o tratamento de contextos para obter especificações de políticas dinâmicas e flexíveis. O contexto é representado por expressões contextuais associadas às entidades Usuário e Objeto, proporcionando avaliação simplificada de variáveis dinâmicas (contexto) no instante da tomada de decisão sobre requisições de acesso. Uma implementação baseada na tecnologia de serviços web e um estudo de caso no controle de acesso a uma base de dados de geodesastres demonstraram a flexibilidade na criação de políticas de controle de acesso e a dinamicidade na sua avaliação.