– Unibalsas – Faculdade de Balsas acompanha o acesso de egressos ao mercado de trabalho

É cada vez mais evidente a necessidade que as empresas têm em admitir profissionais qualificados. A contratação de mão-de-obra especializada torna mais garantido o nível desejado de produtividade e a tão sonhada maximização dos lucros. Com essa visão, no ramo da Contabilidade no município de Balsas-MA atua a empresa Audicon, onde é frequente a presença de alunos e egressos do curso de Ciências Contábeis da Unibalsas – Faculdade de Balsas. (20/04/2012)

Após 5 anos de funcionamento, a instituição tem se destacado na formação de profissionais de vários segmentos. Há pouco mais de um ano criou o Programa de Acompanhamento de Egressos (PAE), que tem o objetivo de apoiar e acompanhar o aluno egresso em suas trajetórias pós-acadêmicas, de forma permanente. Embora o resultado esteja sendo positivo, para o Diretor Acadêmico, Fábio Pillatt, “Ainda há muito o que ser feito no âmbito do PAE. A melhor maneira de avaliarmos o trabalho da Faculdade de Balsas é acompanhando o desempenho de nossos egressos no mercado de trabalho. Neste sentido, o Programa de Acompanhamento de Egressos (PAE) tem papel fundamental para uma análise profunda de todo o projeto Unibalsas”.

Fábio Pillatt: Diretor Acadêmico da Unibalsas – Faculdade de Balsas

Para um dos diretores da Audicon, Eduardo Serra, após a chegada de funcionários que passaram pela Unibalsas – Faculdade de Balsas, notou-se um crescente comprometimento e uma maior interação com o trabalho, principalmente no que concerne às práticas desenvolvidas nos departamentos de contabilidade e fiscal. “Os colaboradores estão mais afinados com os assuntos e as atualidades dos processos que os clientes da Audicon exigem, em diversos mercados, prezando por um serviço condizente com normas e legislações”, destaca Eduardo.

Eduardo Serra: notou-se um maior comprometimento com o trabalho

Rosa Luiza dos Santos Ortegal e Tatiana Freitas Oliveira são formadas em Ciências Contábeis pela Faculdade de Balsas, e hoje atuam na empresa Audicon. Para Rosa, a contribuição da graduação na sua vida profissional, além do conhecimento adquirido, também foi a base para o seu crescimento profissional. Para Tatiana, é natural o fato de que toda pessoa que ingressa em uma faculdade tenha mais possibilidades de expandir seus horizontes e, nesse sentido, a graduação contribuiu para que ela obtivesse mais teoria e fundamentos para utilizar em sua profissão.

Roza Luiza: Aperfeiçoamento das práticas contábeis e busca do conhecimento diário

Sobre aplicação da teoria e da técnica apreendidas em sala de aula, Rosa defendeu: “Na minha profissão foi essencial ter frequentado a graduação, pois através do conhecimento adquirido em sala de aula, pude aperfeiçoar as práticas contábeis (área na qual eu já trabalhava)”. Tatiana destacou que após a passagem pela graduação ela obteve mais êxito em sua profissão, porque agora, de posse do conhecimento teórico as atividades não são realizadas mecanicamente, mas com senso crítico e sempre procurando melhorar o próprio desempenho.

Tatiana Freitas: Senso crítico e mais fundamentos para utilizar na profissão

Quando se referiu à satisfação das expectativas presentes na época da faculdade, Rosa Luiza alertou que às vezes cria-se uma fantasia de que saindo da faculdade vai se estar pronto para encarar o mercado de trabalho. É no período dos estágios que se percebe que não funciona como um sonho de universitário. É preciso continuar buscando o conhecimento diariamente. Tatiana Freitas fez questão de lembrar que a faculdade mostrou-lhe o quanto a profissão de Ciências Contábeis é importante dentro das organizações.

Para aqueles que ainda estão na graduação, Rosa deixa um conselho: “Sejam firmes em seus objetivos”. Tatiana citou Sócrates: “`Só sei que nada sei’, e só nos damos conta disto, quando nos formamos. Quero dizer a todos que nunca parem de estudar, pois somos eternos aprendizes”.

Lato Sensu na área

Na Audicon também atuam alunos da Pós-Graduação em “Gestão Financeira e Controladoria” oferecida pela Unibalsas – Faculdade de Balsas. Tatiana Freitas, Gabriel Miranda e Líbera Bazzan (foto) já estão na metade do curso. Para o Analista de Auditoria, Gabriel Miranda, que está na sua primeira pós-graduação, o curso tem sido positivo, pois dá um excelente suporte, proporcionando conhecimentos, e permitindo executar suas tarefas com mais segurança e confiança no seu cotidiano de trabalho. “Os contéudos ministrados nas aulas têm contribuído bastante na busca por bons resultados nos mais variados segmentos que a especilização contempla: desde auditoria, controle, impostos, fechamento de balanço, até insumos de soja, controle e aplicação de defensivos”, destaca Gabriel Miranda.

Alunos da Pós-Graduação oferecida pela Unibalsas também atuam na empresa