Curso Superior de tecnologia em

Gestão do Agronegócios

Grau conferido:Tecnólogo em Gestão do Agronegócio
Duração: 3 anos
Regime: Modular
Carga Horária: 2.520 horas
Turno: EAD
Investimento:R$ 180,00*

*Esse valor já está com desconto de 37% para pagamento até a data de vencimento.
As parcelas da semestralidade, subsequentes à primeira e até a última, poderão ter seu valor corrigido ou reajustado em conformidade com a legislação aplicável e no prazo por ela previsto.

INSCREVA-SE GRATUITAMENTE NO NOSSO VESTIBULAR

O curso de Gestão do Agronegócio da Faculdade de Balsas veio para formar profissionais que possam gerenciar organizações rurais e agroindustriais, capazes de preparar, conduzir e integrar equipes para atuarem na produção, comercialização e maximização do lucro.

Além disso, o profissional de agronegócio formado pela Faculdade de Balsas terá habilidades e competências para entender questões relacionadas ao mercado e ao meio-ambiente, compreendendo de forma lógica e analítica fatores que priorizam a geração e a distribuição de riquezas, a cidadania, a ética e o respeito ao homem e ao meio ambiente.

Antonio Santana Batista de Oliveira Filho

E-mail: coord.agronegocio@unibalsas.edu.br
Telefone: (99) 3542-5500

Mestre em Agronomia pela UNESP;
Graduado em Agronomia pela UEMA.

Objetivos

  • Formar profissionais críticos e competentes, capazes de compreender e intervir nas diferentes dimensões que compõem o cenário de sua atuação de modo geral, e de forma específica;
  • Formar profissionais multidisciplinares, capazes de integrar equipes de trabalho com alto desempenho;
  • Atender as necessidades regionais e locais de recursos humanos qualificados na área do agronegócio;
  • Capacitar os participantes em ferramentas de estudo e análise de decisão no cenário do agronegócio e das cadeias produtivas que o compõem;
  • Promover de maneira permanente a integração do curso com as empresas do setor local com vistas ao respeito ao meio ambiente, tendo como proposta a contribuição no desenvolvimento sustentável;
  • Realizar práticas fundamentadas em princípios éticos e humanísticos capazes de responderem aos constantes e profundos desafios e transformações da sociedade do conhecimento;
  • Formar profissionais capazes de enfocar os conceitos fundamentais relacionados com o agronegócio, do ponto de vista analítico e prático​;
  • Fornecer conhecimentos e metodologias adequadas à tomada de decisões em empresas agrícolas e agroindustriais;
  • Viabilizar aos empresários desse setor o acesso ao conhecimento, criando assim uma melhor visão das oportunidades que o mercado regional oferece;
  • Desenvolver o espírito empreendedor e também descobrir novas aplicações para antigas atividades, despertando e instigando no aluno a criatividade e a busca de alternativas inovadoras.

Estrutura Curricular 2022

Ementa:

Orientações sobre a vida acadêmica no contexto da Faculdade de Balsas. Organização universitária. Postura profissional e humana em ambiente universitário. Protagonismo universitário: autoconhecimento e gestão de projeto de vida. Estudo em ambiente universitário: presencial e virtual. Boas práticas de estudo.

Ementa:

Ética, Cidadania e Responsabilidade Social: Ética, Democracia e Cidadania. Ética e Moral. Ética Profissional. Políticas Públicas: Educação, Habitação, Saneamento, Saúde, Transporte, Segurança, Defesa e Questões Ambientais. Sustentabilidade e meio ambiente. Desafios e Tendências da Responsabilidade Social e Ambiental.

Ementa:

Apresentar os princípios básicos da contabilidade geral a classificação do patrimônio, introdução à contabilidade de custos e os indicadores econômicos. Escrituração contábil. Operações com mercadorias. Balancetes. Apuração do resultado.

Ementa:

Conceituações e proposições em administração. Princípios e elementos da administração: planejamento, organização, direção e controle O papel, perfil, competências, habilidades e atitudes do administrador. Processos administrativos. Os novos paradigmas da administração. Gerenciamento das mudanças e impacto das modernas ferramentas de gestão na competitividade empresarial.

Ementa:

Concepção de língua e linguagem. A comunicação como um processo de interação dialógica. Tipologia textual. Leitura e compreensão de textos. Estratégias para a construção da comunicação escrita.

Ementa:

Razão e proporção. Números Proporcionais e suas grandezas. Regra de três simples e composta. Porcentagem. Funções: primeiro grau (demanda, oferta, ponto de equilíbrio, custo, receita e lucro), segundo grau, modular, exponencial, logarítmica e trigonométrica. Conceitos básicos de estatística. Representação gráfica de dados. Medidas de posição e dispersão; números índices; regressão e correlação linear; probabilidade.

Ementa:

Empreendedorismo: principais conceitos e características. A gestão empreendedora e suas implicações para as organizações. O papel e a importância do comportamento empreendedor nas organizações. O perfil dos profissionais empreendedores nas organizações. A busca de oportunidades dentro e fora do negócio. A iniciativa e tomada de decisão. A gestão empreendedora de pessoas nas organizações.

Ementa:

Política do Comércio Exterior Brasileiro. Procedimentos Administrativos na Importação e Exportação. INCOTERMS. Habilitação e Acesso ao SISCOMEX. Tributação no Comércio Exterior. Logística Internacional. Acordos Comerciais.

Ementa:

O conceito antropológico de cultura. As relações entre individuo sociedade-natureza e a produção do conhecimento e da cultura. Sociodiversidade e Multiculturalismo: influência, história e Cultura afro-brasileira, africana e indígena. Diversidade e inclusão: violência, tolerância/intolerância, inclusão/exclusão, sexualidade, relações de gênero e relações étnico-raciais.

Ementa:

Planejamento e projetos. Análise de mercado. Localização e tamanho. Análise econômica. Análise financeira. Aspectos de financiamento dos projetos e análise de viabilidade econômica.

Ementa:

Conceito de materiais e patrimônio. Dimensionamento e controle de estoques. Classificação e localização de materiais. Movimentação de materiais e transporte interno. Administração de compras. O papel da logística nas empresas. Enfoque sistêmico – logística integrada e cadeia total de suprimento. O conceito de custo total mínimo. Interface logística e marketing. Canais de distribuição. Nível de serviço. A logística na estrutura organizacional. Logística reversa.

Ementa:

Conceito de materiais e patrimônio. Dimensionamento e controle de estoques. Classificação e localização de materiais. Movimentação de materiais e transporte interno. Administração de compras. O papel da logística nas empresas. Enfoque sistêmico – logística integrada e cadeia total de suprimento. O conceito de custo total mínimo. Interface logística e marketing. Canais de distribuição. Nível de serviço. A logística na estrutura organizacional. Logística reversa.

Ementa:

Fundamentos de commodities. O Brasil frente as exportações. Marketing e canais e distribuição internacional. Importância dos canais de distribuição. Conceito de cadeias produtivas. Ambiente institucional e organizacional. Elementos do Negócio Agrícola. Método de Análise de Cadeias Produtivas. Competitividade. Análise de SWOT.

Ementa:

Sistema de recursos humanos na empresa, nos aspectos: recrutamento e seleção de pessoal. Avaliação de desempenho. Administração de cargos e salários. Sistema de compensação. Benefícios. Treinamento e desenvolvimento. Planejamento de carreira. Relações trabalhistas e higiene e segurança do trabalho.

Ementa:

Conceituação de Economia. Os grandes agregados econômicos. Economia Brasileira. Sistema Financeiro Nacional. Inflação. Problemas econômicos fundamentais. Ponto de equilíbrio operacional. Valor Econômico Adicionado (VEA). Indicativos de mercado. Microeconomia e macroeconomia. Perspectivas futuras.