Semana Acadêmica de Agronegócio: Último Dia Abordou o Perfil do Profissional da Área

A programação do segundo dia de palestras da Semana Acadêmica de Agronegócio, contou com a participação de renomados profissionais da área que atuam em Balsas e região.

Com o tema “Qual o perfil profissional que o agronegócio precisa?”, o empresário Francisco José Honaiser, representando a Lavronorte Máquinas LTDA, mostrou aos acadêmicos as exigências do mercado e as atribuições do profissional da área.

Perfil do profissional de agronegócio:

• Ser uma pessoa dinâmica e aberta para novos conceitos e tecnologias;
  • Estar disposto e atualizar-se constantemente;
  • Possuir conhecimento dos processos de gestão e contábil;
  • Possuir conhecimentos de cadeias produtivas;
  • Compreender e acompanhar atuais e novos mercados;
  • Realizar análises de viabilidade econômica e de alternativas de investimentos;
  • Conhecer logística e comercialização de insumos e produtos;
  • Possuir capacidades para negociar com fornecedores, clientes e investidores;
  • Conhecer as leis ambientais e demais legislações relacionadas à área de agronegócio.

A segunda palestra da noite sobre os Mecanismos de Comercialização de Grãos, o palestrante Giovani Dallazen, representando a Produtécnica Nordeste, explicou o cenário global da produção de grãos e as formas de comercialização para que o produtor tenha como negociar bons preços, tenha segurança na comercialização dos grãos, agilidade na entrega, verificando serviços diferenciados em relação à concorrência.

Para a coordenadora do Curso de Agronegócio, Tatiane Zanatta, a proposta desta semana acadêmica foi colocar os alunos diante de gestores de grandes empresas de nossa região. “Conforme foi dito na abertura oficial, ninguém melhor dos que os profissionais de nossa região para abordar os desafios e as oportunidades do agronegócio de Balsas”, afirma.

Tatiane aponta que o resultado foi satisfatório, tendo em vista a participação dos alunos, que tiveram a oportunidade de ter esses gestores compartilhando suas experiências.