Em matéria publicada pelo site www.administradores.com.br a consultora do Idort-SP, Elizabete Alves, chama a atenção para o comportamento dos funcionários no momento de pedir para sair mais cedo do trabalho. Veja algumas dicas fundamentais para não cometer excessos.
Quase sempre a jornada de trabalho é cumprida no horário comercial, impossibilitando o profissional de cuidar de sua vida pessoal. Assim, ele não consegue ir a um consulta médica, complementar conhecimentos em algum curso de atualização etc. Elizabete Alves alerta para que o funcionário não exagere, prezando por um bom relacionamento com a empresa.
1. “Nos casos de consultas médicas, não há problemas em sair mais cedo, desde que o funcionário traga o atestado médico e também avise o líder no mínimo um dia antes. Desta forma, o gestor consegue se organizar e delegar as tarefas do funcionário para a equipe”;
2. “Em casos de viagem, na qual o funcionário pode perder o vôo se ficar até o final do expediente, ou em um compromisso pessoal importante, como uma festa de formatura do filho ou um casamento, as empresas costumam permitir que o empregado saia mais cedo desde que o gestor tenha sido previamente avisado”;
3. “O chefe tem o total direito de dizer não ao funcionário, sobretudo se a empresa estiver com grande demanda de trabalho. Mas, no geral, ele aceita que o seu empregado saia mais cedo, porque, em outras situações, pode precisar que este fique até mais tarde;
4. “Quando o motivo do encerramento antecipado do turno de trabalho for para fazer um curso de pós-graduação, Elizabete alerta que o profissional não pode agendar nenhum curso antes de negociar, com o seu líder, um novo horário”;
5. “A empresa não deve impedir que o funcionário se atualize, mas este profissional que quer o benefício deve ser sincero e fazer a solicitação de alteração do horário de trabalho com antecedência. Além disso, é bom, na hora da negociação, que o profissional sugira ao seu chefe um horário de reposição”;
6. “Para evitar o máximo de transtorno para a empresa e para o funcionário, o profissional deve marcar seus compromissos logo pela manhã, assim ele só chegará um pouco atrasado ao trabalho ou em horários próximos ao almoço ou a saída. Caso não seja possível nestes períodos, o ideal é contar para o líder que o profissional tentou marcar nestes horários, mas não conseguiu”.
Elizabete Alves alerta que o profissional precisa ter cuidado com o excesso de pedidos para sair antes ou depois do horário de expediente. “Aquele profissional que sempre quer sair mais cedo pode parecer que está sempre inventando uma desculpa para sair antes do trabalho, por isso ele deve ficar atento aos excessos”, finaliza.
Em todo caso, é aconselhável consultar o regulamento da empresa ou os manuais de colaboradores que, atualmente, são bem comuns nas organizações empresariais.