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– Saiba mais sobre a Avaliação Integrada (AVI)

 

 

 

AVALIAÇÃO INTEGRADA

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1. Introdução

A Faculdade de Balsas, conforme aponta sua visão e missão, busca ser o instrumento para o crescimento pessoal e profissional de seus estudantes, bem como, para o desenvolvimento de sua região de influência geopolítica. Para isto, compromete-se com a oferta de um ensino, pesquisa e extensão de qualidade, direcionados para a formação de profissionais capacitados, críticos e cientes de suas responsabilidades sociais.
Entre suas finalidades está o desenvolvimento integrado do ensino, da pesquisa e da extensão, a difusão da cultura e das práticas profissionais em uma sociedade em que impera a disseminação da informação e o pluralismo político e cultural.

A Faculdade de Balsas, conforme indica sua diretriz norteadora, busca promover a inovação acadêmica e pedagógica em suas práticas de ensino, utilizando para isto tecnologias e métodos que proporcionam um maior aproveitamento no desenvolvimento das aprendizagens, possibilitando ao acadêmico a implementação de seus projetos de vida que os motivaram a ingressar no ensino superior.
O planejamento didático e a discussão de suas políticas de ensino é realizado por meio dos Núcleos Docentes Estruturantes, dos Colegiados de Curso e das atividades de formação e capacitação docente. Em sala de aula, busca-se o equilíbrio entre os vários tipos de aula: (1) Conferência: apresentação com predominância expositiva de unidades temáticas que compõe a ementa da disciplina; (2) Seminário: trabalhos em equipe no qual um tema é estudado; (3) Oficina: aula que busca colocar na prática os aspectos teóricos debatidos na conferência e/ou no seminário; e (4) Laboratório: atividade que pressupõe o domínio de conhecimentos e saberes básicos para articular com as habilidades e potencializar o início de hábitos e atitudes consequentes com as convicções e valores que se quer formar nos discentes.

Os cursos de graduação oferecidos pela Faculdade de Balsas buscam aperfeiçoar a articulação entre a teoria e a prática em seu processo de ensino aprendizagem. Para isto, suas estruturas curriculares estão concebidas de forma a garantir um equilíbrio entre atividades teóricas e práticas, sendo as mesmas trabalhadas de acordo com os tipos de aulas acima descritos. Para garantir uma integração ainda maior entre a teoria e a prática, a Faculdade de Balsas disponibiliza aos seus acadêmicos os Núcleos de Práticas. Estes núcleos visam concentrar e organizar as atividades multidisciplinares de articulação entre a teoria e a prática relacionadas aos cursos de graduação nos quais eles estão inseridos.

O conjunto de ementas das disciplinas dos cursos de graduação oferecidos pela Faculdade de Balsas é elaborado de forma a privilegiar a integração entre as disciplinas nos seus diversos períodos. A elaboração dos Planos de Ensino obedece à orientação geral expedida pela Direção Acadêmica e Coordenações de Cursos, de modo a permitir que os conteúdos programáticos contribuam para a formação de profissionais dotados de habilidades e competências correspondentes ao perfil desejado de egresso.

As avaliações de desempenho são planejadas e estruturadas para analisar horizontal (atendimento de todas as unidades temáticas) e verticalmente (similaridade da complexidade entre as unidades temáticas) o desempenho dos estudantes na disciplina, buscando verificar se o objetivo proposto em seu plano de ensino foi alcançado. A avaliação do desempenho escolar é realizada através do acompanhamento contínuo do aluno e dos resultados por ele obtidos em duas avaliações oficiais escritas e nos trabalhos de avaliação de conhecimento, nas atividades e exercícios em sala de aula ou domiciliares e nas demais atividades escolares mencionadas no plano de ensino da disciplina, conforme descrito em seu Regimento.

No intuito de promover uma maior interdisciplinaridade, utilizando também a avaliação como um elo entre as disciplinas já estudadas no curso, estimular a capacidade interpretativa e dissertativa do acadêmico, assim como, orientá-los para a realização de provas tradicionalmente aplicadas nas atividadesprofissionais por eles escolhidas, propõe-se a utilização de um componente avaliativo integrado (AVI) que considere, de forma interdisciplinar e sem prejuízo ao planejamento didático-pedagógico do professor, conteúdos já estudados nos respectivos cursos e utilizados no Exame de Desempenho dos Estudantes – ENADE, prova da OAB, Prova de Suficiência do Curso de Contábeis, teste da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração – ANPAD, Exame Nacional para Ingresso na Pós-Graduação em Computação – POSCOMP, provas de concursos públicos, dentre outros processos avaliativos em nível nacional.

2. JUSTIFICATIVA

A aplicação do Componente Avaliativo Integrado – AVI, conforme descrito neste documento, justifica-se, especialmente pelos seguintes motivos:

– Criará nos acadêmicos da Faculdade de Balsas uma cultura de estudo mais ampla, considerando o conjunto de conhecimentos e habilidade adquiridos no decorrer do curso, e não apenas concentrando-se na disciplina que está sendo avaliada.
– Proporcionará um elo entre os vários componentes curriculares do curso uma vez que permitirá a elaboração de questões que unem conteúdos tratados em diferentes disciplinas e diferentes semestres.
– Permitirá a constante prática e revisão de conhecimentos gerais e conhecimentos sobre o uso da língua portuguesa, sendo estas dificuldades já detectadas nos acadêmicos da Faculdade de Balsas.
– Proporcionará o exercício do espírito crítico e interpretativo, visto que esta será a linha dos questionamentos utilizados neste componente avaliativo.
– Permitirá ao acadêmico um prévio conhecimento da linha de questionamentos utilizada em avaliações de nível nacional tais como ENADE, Prova da OAB, Prova de Suficiência do CFC, Concursos Públicos, dentre outros, fazendo com que ao se depararem com estas provas não sintam tanta dificuldade em respondê-las.

3. ELABORAÇÃO DA PROVA

A Avaliação Integrada – AVI será composta por questões retiradas de provas já realizadas em nível Nacional (tais como ENADE, OAB, Prova de Suficiência do CFC, Teste da ANPAD, POSCOMP, Concursos Públicos, dentre outros), respeitando-se as áreas e conteúdos tratados em cada curso e os semestres já cursados por cada turma, bem como, abrangendo os conteúdos tratados desde o início do curso. Será informada na AVI a origem de cada questão que a compõe.

A prova será composta por 10 questões objetivas de formação geral (conhecimentos gerais, atualidades e língua portuguesa) que será a mesma para todos os cursos e semestres; 20 questões objetivas de conhecimento específico de cada curso; 2 questões subjetivas de conhecimento específico de cada curso. As questões de conhecimento específico irão variar de acordo com o curso e com o conteúdo já acumulado por cada turma.

A tabela abaixo descreve a pontuação de cada questão e total de pontos da Avaliação Integrada – AVI.

Conhecimento Geral
10 questões x 0,25 pontos = 2,5 pontos

Conhecimentos Específicos (Objetivas)
20 questões x 0,75 pontos = 15 pontos

Conhecimento Específicos (Subjetivas)
2 questões x 1,25 pontos = 2,5 pontos

Total = 20 pontos

Abaixo aponta a origem das questões para as diferentes provas dos cursos de graduação da Faculdade de Balsas. As questões poderão ser utilizadas em seu formato original ou adaptadas conforme necessário.

FORMAÇÃO GERAL
– Todos os Cursos
(ENADE)

FORMAÇÃO ESPECÍFICA
– Administração
(ENADE, Teste da ANPAD, Concursos Públicos)

– Agronegócio
(ENADE, Concursos Públicos)

– Ciências Contábeis
(ENADE, Prova de Suficiência, Concursos Públicos)

– Direito
(ENADE, Prova da OAB, Concursos Públicos)

– Gestão Comercial
(ENADE (Administração), Concursos Públicos)

– Sistemas de Informação
(ENADE, Poscomp, Concursos Públicos)

Conforme a necessidade, tendo em vista o pequeno número de conteúdos já trabalhados em sala de aula especialmente nos primeiros semestres de cada curso ou por indicação do Núcleo Docente Estruturante – NDE, algumas das questões da AVI poderão ser elaboradas pelos professores do curso, caso sua totalidade não possa ser retirada de avaliações já realizadas nacionalmente.

As provas do ENADE, juntamente com seu gabarito, serão disponibilizadas aos acadêmicos da Faculdade de Balsas pelo site oficial da IES (link para o site do INEP). As demais provas utilizadas, como base das questões, juntamente com seus gabaritos, também serão disponibilizadas caso sejam de domínio público.

O processo de elaboração das provas se dará da seguinte maneira:

1. A prova de Formação Geral será elaborada por uma equipe multidisciplinar e será utilizada em todas as provas.
2. O Núcleo Docente Estruturante – NDE de Cada Curso definirá o número de questões de conhecimento específico relacionadas a cada disciplina e solicitará que os professores titulares das respectivas disciplinas selecionem as questões de provas já realizadas em nível nacional (conforme a tabela referente a origem das questões)
3. Os professores encaminharão as questões selecionadas ao Coordenador do Curso que, juntamente com o Núcleo Docente Estruturante – NDE do curso comporão as AVIs dos diferentes semestres.
4. O Coordenador do Curso, juntamente com o NDE, poderá solicitar a substituição de questões se assim julgarem necessário.
5. O Coordenador do Curso fará a conferência final da prova e encaminhará para a Direção Acadêmica dar seu parecer.
4. METODOLOGIA DE APLICAÇÃO

A Avaliação Integrada será aplicada no segundo bimestre de cada semestre, em data pré-estabelecida no início de cada semestre, e representará 2 pontos da AV7 do segundo bimestre de todas as disciplinas. Ou seja, o peso da AVI será correspondente a 20% da avaliação do 2º bimestre de cada disciplina que compõem os cursos de graduação da Faculdade de Balsas. A AV3 do segundo bimestre será mantida em seu formato tradicional.

A AVI será aplicada em um único dia letivo, conforme previsto no calendário acadêmico, disponibilizando-se 4 horas para sua resolução. Os professores de todas as disciplinas registrarão, nesta data, tanto nos Planos de Ensino como nos Diários de Classe a aplicação da AVI.
Para a correção das questões objetivas será, preferencialmente, utilizado um leitor de cartão, acelerando, desta forma, o processo. As questões subjetivas serão corrigidas pelos professores das disciplinas cujo conteúdo das questões está relacionado. A revisão final da correção e publicação das notas será de responsabilidade do NDE de cada curso.

Após concluída a correção, os resultados da AVI serão publicados nos murais da IES. O resultado alcançado na AVI será acrescido ao resultado alcançado em cada uma das avaliações oficiais do segundo bimestre. A AVI, portanto, constituirá parte da AV7 do segundo bimestre, representando dois pontos da mesma. O registro da AVI+AV7 se dará na AV7 do segundo bimestre.

Não haverá supletiva da AVI. O aluno que não alcançar a média mínima ou que não realizar alguma das avaliações poderá solicitar a supletiva da AV7. A prova supletiva da AV7, independentemente do bimestre, terá peso 7.

5. RESULTADOS ESPERADOS

Acredita-se que com a aplicação deste Componente Avaliativo Integrado – AVI, a Faculdade de Balsas estará inovando em seu processo de verificação do desempenho discente, buscando cada vez mais garantir um raciocínio e um conhecimento integrado do acadêmico no que tange aos conteúdos programáticos oferecidos, o preparando com uma macro visão, tanto teórica quanto prática, para o mercado de trabalho.

Além disto, os acadêmicos da Faculdade de Balsas serão conhecedores do perfil de provas tradicionalmente aplicadas em nível nacional, tais como ENADE, OAB, Exame de Proficiência em Contabilidade, Teste da ANPAD, POSCOMP, Concursos Públicos, dentre outros tradicionais processos avaliativos existentes. Acredita-se, desta forma, que o desempenho dos acadêmicos da IES nestas avaliações será ainda maior do que o já alcançado.
Espera-se ainda que este Componente Avaliativo Integrado fortaleça ainda mais a interdisciplinaridade, fazendo com que o acadêmico entenda as relações entre as disciplinas estudadas no decorrer do curso e não as vejam como conteúdos desconexos.