Rodada Empreendedora Reúne Empresários de Balsas na III Semana Acadêmica de Gestão Comercial

Por Maria de Lourdes Nunes

O evento foi realizado nos dias 03 e 04 de junho e contou com a presença de empreendedores da cidade de Balsas. Na oportunidade, falaram aos acadêmicos do curso de Gestão Comercial sobre suas experiências frente aos seus negócios.

A abertura do evento foi feita pelo Presidente da Unibalsas Educacional, Sr. Francisco José Honaiser, saudando professores e acadêmicos e afirmando a importância desse momento para a formação desses futuros profissionais.

O Diretor Acadêmico da Faculdade de Balsas, Professor Cleverton Marlon Possani, fez uso da palavra, parabenizando os acadêmicos pela participação no evento. Possani destacou a importância do Curso de Gestão Comercial para a sociedade e empresariado balsenses, enfatizando também a nota 5 do curso, não só pelo sua importância de valor, mas sobretudo por este curso fazer parte de uma seleta amostra nacional  de apenas 15 Instituições dentre as 247 existentes no país, ser detentoras da Avaliação Excelente. “É um grande orgulho para a Unibalsas, encerrou o diretor”, completa.

O tema Empreendedorismo foi excelentemente explorado na primeira palestra, proferida pelo Engenheiro Civil e Diretor da Unibalsas Educacional Márcio José Honaiser, fazendo com que os alunos refletissem sobre essa realidade nacional, que é empreender. “Com as mudanças tecnológicas, a situação de empregabilidade no mundo tem passado por novos conceitos, logo, hoje o acadêmico deve ter um olhar para seu próprio negócio, pois o espírito empreendedor é algo a ser construído” afirma. Honaiser finalizou seu discurso mostrando que “a região sul do Maranhão tem muitas oportunidades e quem se prepara para ser um empreendedor vai ter muito sucesso. A Unibalsas está preocupada em qualificar as pessoas”.

A atividade prática e o despertar para o empreendedorismo foi testemunhado através da segunda palestra, realizada pela Proprietária da MultiArts, Ariadna Kenia do Nascimento Ferreira, que ressaltou a importância do planejamento nas empresas “enquanto a empresa não tinha definido quem eram os líderes de setores, era difícil  encontrar o responsável pelos erros. Criado o organograma tudo ficou mais fácil”, conclui.

Já para a empresária Maria José Loiola, com comércio há mais de 20 anos em Balsas, “os desafios enfrentados no início dos negócios eram mais de cunho administrativo, atualmente os desafios são muito mais competitivos, técnicos e humanos, exigindo dos empresários uma postura mais alerta a fim de acompanhar as mudanças do mercado”.

Na última palestra, o empresário Juares de Sousa fez um importante relato da sua trajetória no mundo da Fotografia, onde tudo teve início. “Acompanhar as tendências de mercado não é apenas uma questão de estar por dentro das mudanças, mas acima de tudo redirecionar seus negócios, antes que eles enfraqueçam e morram”, afirma o empresário que atualmente desbrava novas regiões e diversifica seus negócios.

Com a explanação destes empresários, ficou claro que todos os negócios exige certa dose de coragem, ousadia e persistência, assim como nenhum negócio teria se mantido até o momento sem a incorporação de novos conhecimentos, estratégias de gestão e criatividade.

Para a coordenadora do Curso de Gestão Comercial, Maria de Lourdes Nunes, “o evento foi positivo, uma vez que permitiu aos empresários trocarem informações com alunos e professores, em um ambiente descontraído e responsável, além de atender a interdisciplinaridade que foi trabalhada nas diferentes palestras apresentadas”.

Os empresários fizeram abordagens importantes, atuais e práticas oferecendo oportunidade aos alunos de refletirem sobre a importância dos temas para a eficiência e a eficácia produtiva das empresas.