Rodada de discussão: Ditadura militar: Uma intervenção necessária? Uma viagem pelo cenário político e econômico brasileiro durante o regime ditatorial

No ano em que o golpe civil militar do Brasil completou 51 anos, viu-se que alguns grupos em desacordo com a atual gestão do governo federal pediram retorno da Ditadura Militar como forma de resolução dos problemas do país. Diante deste panorama, percebe-se a necessidade de retomar discussão sobre este tema, de modo que sejam trazidas à tona características importantes do cenário ditatorial brasileiro que não podem ser negligenciadas. Desta forma, foi exibido documentário seguido de uma rodada de bate papo, buscando provocar reflexão dos alunos acerca dessa época.

O documentário “Cidadão Boilesen” mostrou uma face do cenário ditatorial pouco discutida, tratando sobre o financiamento do regime militar por parte de grandes grupos econômicos do país daquela época. A receptividade do filme por parte dos alunos foi bastante positiva, pois puderam se debruçar sobre um tema comum a partir de uma abordagem diferenciada. Neste âmbito, faz valer o papel importante do ambiente acadêmico em proporcionar esse tipo de evento.

Esta atividade englobou os acadêmicos de Ciências Contábeis que cursam a disciplina de Economia II e de Direito que cursam a disciplina de Ciência Política e Teoria Geral do Estado, ministradas respectivamente pelos professores mestres John Max e Eduardo Frizzo. Justifica-se a interdisciplinaridade pelo fato de que ambas as disciplinas dialogam nesta temática, havendo a necessidade de se compreender o cenário político e econômico da época para refletir sobre as consequências geradas.

(07.04.2015)