Faculdade de Balsas
NORMAS PARA PUBLICAÇÃO NA REVISTA CIENTÍFICA DA FACULDADE DE BALSAS
(Aprovado pela Resolução COP No 02 de 24 de agosto de 2010)
Mantenedora:
Unibalsas Educacional Ltda
Balsas – MA
2010
NORMAS PARA PUBLICAÇÃO NA REVISTA CIENTÍFICA DA FACULDADE DE BALSAS
- 1. A Revista CIENTÍFICA DA FACULDADE DE BALSAS é um veículo do Núcleo de Pesquisa e Pós-Graduação de Extensão, e tem por objetivo divulgar a produção acadêmica de temas relevantes e de interesse do país, em especial, da Região MAPITO (Maranhão, Piauí e Tocantins).
- 2. A Revista CIENTÍFICA DA FACULDADE DE BALSAS é anual e aceita colaborações sob a forma de:
• Ensaio (10 a 15 páginas) – reflexão a partir de pesquisa bibliográfica ou de campo sobre determinado tema;
• Comunicação (10 a 15 páginas) – relato de pesquisa de campo, concluída ou em andamento;
• Revisão de literatura (5 a 8 páginas) – levantamento crítico de um tema, a partir da bibliografia disponível;
• Resenha (máximo 3 páginas) – comentário crítico de livros e/ou trabalhos acadêmicos;
• Debate (máximo 3 páginas) – confronto entre posições antagônicas a respeito de um tema da atualidade;
· CONFERÊNCIAS (5 a 8 páginas) – transcrição de conferências;
· ENTREVISTAS (3 a 5 páginas) – transcrição de entrevistas;
· TRADUÇÕES DE TEXTOS (4 a 8 páginas) – tradução de textos .
- 3. Os artigos devem ser escritos em português ou espanhol, podendo, contudo, a critério da Comissão Técnica-Científica, serão aceitos trabalhos escritos em outros idiomas.
- 4. Os trabalhos devem ser digitados no editor de texto Word, com a seguinte configuração: fonte Times New Roman 12; papel tamanho A-4; espaço interlinear 1,5; margem superior e esquerda 3cm, margem inferior e direita 2cm, e páginas numeradas no alto à direita.
- 5. As ilustrações (tabelas, gráficos, desenhos, mapas e fotografias) necessárias à compreensão do texto devem ser numeradas seqüencialmente com algarismos arábicos e apresentadas de modo a garantir uma boa qualidade de impressão. Precisam ter título conciso, grafados em letras minúsculas.
· tabelas: editadas em Word ou Excel, com formatação necessariamente de acordo com as dimensões da revista. Devem vir inseridas nos pontos exatos de suas apresentações ao longo do texto;
· fotografias: com bom contraste e foco nítido, sendo fornecidas em arquivos em extensão “tif” ou “gif”;
· gráficos, figuras, desenhos e mapas: incluídos nos locais exatos do texto.
Obs.: No caso de aprovada para publicação, essas ilustrações precisarão ser enviadas em separado, necessariamente em arquivos de seus programas originais (p. ex., em Excel, CorelDraw, PhotoShop, PaintBrush etc.).
- 6. As opiniões expressas nos artigos publicados são de responsabilidade de seus autores, não refletindo, necessáriamente, a opinião da Comisão Técnico-Científica.
- 7. O parecer sobre a aceitação do artigo encaminhado observará os seguintes critérios, sendo o autor ou o primeiro autor, informado do andamento do processo de seleção:
• Adequação ao objetivo da revista;
• Qualidade científica, atestada pela Comissão Técnica-Científica e por processo anônimo de pareceristas, consultores não remunerados, especialmente convidados, cujos nomes são divulgados anualmente, como forma de reconhecimento;
· Adequação ética, atestada pela Comissão de Ética e Pesquisa Científica;
• Cumprimento das presentes Normas para Publicação.
Obs.: Os artigos deverão ser encaminhados rigorosamente revisados, sob pena de não aceitação.
- 8. Procedimentos para SUBMISSÃO DE ARTIGO à Comissão Técnica-Científica: (a) encaminhar duas cópias impressas do artigo, acompanhadas de arquivo eletrônico, enviado para o endereço revistacientifica@unibalsas.edu.br, devidamente padronizados conforme estas Normas. Na cópia eletrônica deverá constar os dados completos do(s) autor(es) e nas cópias impressas apenas o título da obra sem identificação do autor; (b) e assinar a Minuta de encaminhamento, modelo em anexo.
- 9. TRÂMITE PROCESSUAL dos artigos recebidos: (a) A Comissão Técnica-Científica encaminhará uma cópia impressa a um parecerista designado e a outra cópia à Comissão de Ética e Pesquisa Científica da Faculdade de Balsas; (b) os pareceres serão analisados pela Comissão Técnica-Científica, chegando-se a um resultado final: “indicado para publicação”, “indicado com ressalvas” ou “recusado”; (c) o autor será comunicado sobre o resultado final por meio de ofício anexado as originais com anotações dos pareceristas; (d) se indicado para publicação “com ressalvas”, o artigo deve ser novamente submetido à Editora: os trechos alterados devem ser realçados por cor ou sublinhados; essa nova versão será entregue em papel (uma cópia) e em arquivo eletrônico, acompanhada do texto original apreciado pelo parecerista; (e) eventuais ilustrações devem ser encaminhadas separadamente, em seus respectivos arquivos eletrônicos em suas extensões originais; (f) antes da publicação, o autor recebe a versão final do texto para análise por meio eletrônico.
- 10. Uma vez aceito o artigo, cabe à Equipe Editorial publicá-lo.
- 11. Os artigos podem sofrer alterações editoriais não substanciais (reparagrafações, correções gramaticais, adequações estilísticas e editoriais).
- 12. Não há remuneração pelos trabalhos.
- 13. A estruturação do artigo seguirá a ordem dos elementos abaixo:
a) Identificação
• O Título deverá ser em português, inglês ou espanhol, indicando claramente o conteúdo do texto. Se for o caso serão aceitos os apresentados na língua original do artigo (Fonte Times New Roman 14; espaço interlinear 1.0, texto centralizado);
• O nome completo do(s) autor(es), com titulação, local de trabalho e e-mail para contato (Fonte Times New Roman 10; espaço interlinear 1.0, texto à direita);
• Se estritamente necessário fazer menção de apoio e financiamento eventualmente recebidos.
b) Resumo
• Resumo em português (intitulado resumo) e inglês (denominado abstract) ou espanhol (denominado Resumen), contendo entre 100 e 200 palavras, conforme a NBR-6028, de 2003, da ABNT (Fonte Times New Roman 10; espaço interlinear simples, texto justificado); se for o caso serão aceitos os apresentados na língua original do artigo.
c) palavras-chave
· Indicar três palavras-chaves em português e inglês ou espanhol. Se for o caso serão aceitos os apresentados na língua original do artigo.
c) Texto
• O texto deve apresentar introdução, desenvolvimento e conclusão. Cabe ao(s) autor(es) criar os entretítulos para o seu trabalho. Esses entretítulos, em letras maiúsculas, não são numerados;
• No caso de resenhas, o texto deve conter todas as informações para a identificação do livro comentado (autor; título; tradutor, se houver; edição, se não for a primeira; local, editora; ano; total de páginas; e, se houver, título original e isbn). No caso de trabalhos acadêmicos a serem resenhados, segue-se o mesmo princípio, no que for aplicável, acrescido de informações sobre a instituição na qual foi produzida.
d) Anexos
- 14. Documentação
· Notas explicativas:
As notas servem para ilustrar o texto, sem quebrar a seqüência argumentativa, devem ser concisas e ter a média de 3,5 linhas por página, devem estar dispostas no rodapé, remetidas por números sobrescritos no corpo do texto.[1] Devem ser digitadas dentro das margens, ficando separadas do texto por um espaço simples de entrelinhas e por filete de 3 cm, a partir da margem esquerda (Fonte Times New Roman 10; espaço interlinear 1.0, texto justificado).
Apenas notas indispensáveis devem constar no texto. Título, resumo e identificação do autor não devem trazer notas. No último caso, usar asterisco (*). As referências não devem constar nas notas e sim serem indicadas em espaço próprio, ao final do texto.
· Citações:
Conforme Norma NBR 10520/2002 da ABNT, as citações diretas até 3 linhas devem ser inseridas no parágrafo pertinente e transcritas entre aspas. Citações diretas com mais de 3 linhas devem ser digitadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, fonte diminuída (sugerimos Times New Roman, 11) e espaço simples e sem aspas.
Nas citações do sistema numérico ou autor-data, as entradas pelo sobrenome do autor, pela instituição responsável ou título incluído na sentença devem ser em letras maiúsculas e minúsculas; observando-se a seguinte diferenciação:
Ø a) quando estiverem entre parênteses devem ser em letras maiúsculas, exemplo:
“As culturas humanas são simbólicas na medida em que são fundadas sobre, e corporificam, um conjunto sistematicamente inter-relacionado de idéias a respeito do sentido da vida” (BROCKELMAN, 2001, p. 51).
Ø b) quando estiverem no corpo do texto, devem ser usadas letras minúsculas, exemplo:
Werner Jaeger (1986, p. 75) afirma que “a crença de que a educação espartana era uma preparação militar unilateral deriva da Política de Aristóteles”.
Ø No caso de até 3 autores:
Quando a indicação dos autores estiver no corpo do texto, escrever os sobrenomes dos autores, exemplo:
Coll, Marchesi e Palácios (2004, p.)
Quando a indicação dos autores não estiver no corpo do texto, os sobrenomes dos autores devem vir entre parênteses, separados por ponto-e-vírgula, exemplo:
(COLL; MARCHESI; PALACIOS, 2004, p…)
Ø No caso de mais de 3 autores:
Escreve-se o nome do autor principal, seguido da expressão et al.
Ø Citação direta de até três linhas:
Esta citação pode ser inserida no próprio parágrafo, entre aspas. Observar rigorosamente as indicações bibliográficas.
Ø Citação direta com mais de três linhas:
Aparece em parágrafo separado, com tamanho de letra menor que as letras utilizadas no texto, espaço simples de entrelinhas a 4 cm da margem esquerda do texto e pratica-se dois espaços entre os parágrafos anterior e posterior.
Ø Citação livre:
Quando a citação não transcreve as palavras do autor, somente as idéias.
Exemplo:
Putnam (1973) sugere que…
Ø Citação textual:
Quando o nome do autor não está presente no texto, após a citação colocar os seguintes dados (SOBRENOME DO AUTOR, ano da obra, página).
Exemplo:
Entender a política social no Brasil é conhecer as diversas transformações histórico-estruturais que o Estado atravessa ao longo de sua existência. E falar do planejamento da política social implica o conhecimento dos planos do governo elaborados nesse sentido. (LIMA, 1982, p.21).
Ø Quando o nome do autor está presente no texto, o sobrenome deve vir com letras minúsculas.
Exemplo:
Lima (1982, p.21) afirma
Entender a política social no Brasil é conhecer as diversas transformações histórico-estruturais que o Estado atravessa ao longo de sua existência. E falar do planejamento da política social implica o conhecimento dos planos do governo elaborados nesse sentido.
Ø Quando forem citados dois autores com o mesmo sobrenome, diferenciá-los da seguinte forma:
(BARBOSA, C., 1958)
(BARBOSA, O., 1958)
Ø Quando forem citadas obras do mesmo autor, diferenciá-las por meio de letras em ordem alfabética, as quais deverão constar nas referências.
Exemplo:
(RESIDE, 1927a)
(RESIDE, 1927b)
· REFERÊNCIAS
As referências, com todas e apenas as obras citadas no texto, devem constar ao final do trabalho, corpo 12, fonte Times New Roman, em espaço simples, e espaço duplo entre elas, seguindo a norma da ABNT NBR 6023/2002. Exemplos:
Ø Livro com 01 autor:
ALLEN, C. L. A psiquiatria de Deus: fórmulas seguras para se conseguir e manter a saúde mental e espiritual. 5. ed. Venda Nova: Bethânia, 1981.
POPKEWITZ, T. S. Reforma educacional: uma política sociológica – poder e conhecimento em educação. Trad. Beatriz Affonso Neves. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
Ø Livro com 02 autores:
CRESPI, F.; FORNARI, F. Introdução à sociologia do conhecimento. Trad. Antonio Angonese. Bauru: Edusc, 2000.
Ø Livro com 03 autores:
COLL, C.; MARCHESI, A.; PALACIOS, J. Desenvolvimento psicológico e educação. Trad. Fátima Murad. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.
Ø Livro com + 03 autores:
Colocar o nome do autor principal, seguido da expressão et al.
Ø Capítulo de livro:
POPKEWITZ, T. S. História do currículo, regulação social e poder. In: SILVA, T. T. da (Org.). O sujeito da educação: estudos foucaultianos. Petrópolis: Vozes, 1994 (Ciências sociais da educação) ISBN 85.326.1317-9.
Ø Autor do capítulo é o mesmo do livro:
SILVA, T. T. da. Monstros, fantasmas e clones: os fantasmas da Pedagogia Crítica. In: _____. Pedagogia dos Monstros: os prazeres e os perigos da confusão de fronteiras. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. Cap. 1, p.11-21.
ØVárias obras de um mesmo autor:
Colocar o nome da obra mais recente, as demais obras devem vir em ordem decrescente de data, substituindo-se o nome pelo traço (teclar 6 vezes espaço) e ponto final; exemplo:
FREIRE, P. Educação como prática de liberdade. 14 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
______. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1974.
Ø Documento com autoria institucional:
ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO. Adaptação de ocupações e o emprego do portador de deficiência. Tradução de E. A da Cunha. Brasília, DF: CORDE, 1997. 182 p.
Ø Enciclopédias:
TROPICA color encyclopedia of exotic plants and trees from the tropics and subtropics. East Rutherford: Roehrs, 1978. 1119 p.
Ø Sites:
CUNHA, E. Os Sertões. São Paulo: três 1984. Disponível em: http://users.cmg.com.br>. Acesso em: 4 jun.2001.
Ø CD-ROM (Livros):
LORENZI, H.; SOUZA, H. M. Plantas ornamentais no Brasil: arbustivas, herbáceas e trepadeiras. Nova Odessa: Plantarum, 1996. 1 CD.
ALTOÉ, A. O trabalho do facilitador no ambiente logo. In: VALENTE, J. A. ( Org). O professor no ambiente logo: formação e atuação. Campinas: Ed. UNICAMP, 1996. p. 71-89.
Ø Dissertação/tese/ trabalho de conclusão de curso:
PAIVA, José Maria de. A imagem que a Igreja tem da realidade brasileira: um estudo através das Comunidades Eclesiais de Base – CEBs. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, 1985.
Ø Trabalhos publicados em eventos: seminários, encontros, mesas redondas, simpósios, conferências: (03 exemplos):
TSOU, C. L. Kinetics of irreversible modification of enzyme activity. In: ANNIVERSARY CELEBRATION OF THE THIRD WORLD ACADEMY OF SCIENCE, 10th, 1993, Trieste. Proceedings… Trieste: T.W.A.S., [1993]. P. 155-174.
GARCIA, M.O. Formación, actividades y perspectivas de las profesionales en nutrición. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE NUTRICIONISTAS, 3.; ENCONTRO LATINO-AMERICANO DE NUTRICIONISTAS, 1., 1965, Rio de Janeiro: Anais… Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Nutricionistas, 1968. p. 283-292
DAL MORO, E.T.L. Educação especial brasileira frente à política nacional: definições e princípios norteadores. In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, 3., 1998, Foz do Iguaçu. Anais… Foz do Iguaçu: Ministério de Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Especial, 1998. v. 02, p. 250-251, ref. 051.
Ø Artigo em Periódico com 01 autor:
TRIGUEIRO, D. Expansão do ensino superior. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, Mec/Inep, v. 108. p. 209-234. Out/dez, 1967.
Ø Artigo em Periódico com 02 autores:
MAIA, N.B.; FURLANI, A. M. C. Especiarias, aromáticas e medicinais. Boletim Técnico do Instituto Agronômico de Campinas, Campinas, n. 100, p. 75-76, 1996.
Ø Artigo em Periódico com + 03 autores:
LEITE, F. et. al. Ovelhas nascem de ovários congelados. Folha de S. Paulo, São Paulo, 30 jun. 2001. Folha Ciência, p. 10.
Ø Artigo em formato de documento eletrônico:
SOUZA, F. C. Formação de bibliotecários para uma sociedade livre = University education or librarians for a free society. Encontros BIBLI. Revista de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, n. 11, p. 1-13, jun. 2001. Disponível em: < http://www.encontros-bibli.ufsc.br>. Acesso em: 30 jun. 2001.
Ø
Artigo publicado em Jornal constando a identificação do autor:
LEITE, F. Ovelhas nascem de ovários congelados. Folha de S. Paulo, São Paulo, 30 jun. 2001. Folha Ciência, p. 10.
Ø Artigo publicado em Jornal na ausência do nome do autor:
DÓLAR tem alta de 0,52% e bolsa sobem 1,17%. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 30 jun. 2001. Caderno B, p. 13.
Ø Documentos Eletrônicos (Homepages):
Mencionar os dados da obra-autor, título, órgão que disponibiliza, data, endereço eletrônico e data de acesso, exemplos:
ROSALEN, M.; GÓES, M. C. A informática na Educação infantil: possibilidades e equívocos. Comunicações, Piracicaba, n 2, nov. 2001. Disponível em: ‹ http:// www.unimep.br/fe/revcomunica/› Acesso em: 14 abr. 2001.
VASCONCELOS, J. L. M. Influência da nutrição sobre performance reprodutiva em gado leiteiro (energia, 2a. parte). Piracicaba. Agripoint, 2001. Apresenta textos sobre pecuária de leite no Brasil. Disponível em: < http://www.milkpoint.com.br> . Acesso em: 4 jun. 2001
DENNETT, D. The myth of double transduction. Disponível em ‹ http://www.tufts.edu/~dennett/tran. › Acesso em 7 de jan. de 2001.
Ø Publicação com dados incompletos:
Considerando a falta de um elemento a ser citado, e tendo-se a certeza deste dado, ele pode ser colocado entre colchetes. Pode-se utilizar também uma data aproximada.
1- [ 1993?] – para data provável.
2- [ ca. 1963] – para data aproximada.
3- [ 196-] – para década certa.
4- [ 19- -] para século certo.
5- [19- -?] para século provável.
6- []196-?] para década provável.
7- [s.d.] – sem data.
8- [S.l.] – sem local.
9- [ s.n.] – sem nome de editor
10- [S.n.t.] – sem local, sem editora e sem data.
ANEXO No 01
CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
E AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO EM MEIO ELETRÔNICO
EU, [nome completo], [nacionalidade], [estado civil], [cargo/profissão], inscrito(a) no CPF/MF sob nº …………………………………., portador da cédula de identidade nº…………………………., expedida por [órgão expedidor e UF], pelo presente termo, autorizo a FACULDADE DE BALSAS, CNPJ nº ……………………………., a publicar na Revista Científica da Faculdade de Balsas artigo intitulado “……………………………………………….”, de minha autoria, cedendo-lhe, a título gratuito e em caráter definitivo, os direitos autorais patrimoniais dela decorrentes.
Declaro que a obra cedida é de minha exclusiva autoria e que assumo, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Autorizo, ainda, a publicação em quaisquer meios e suportes existentes, inclusive no sítio da Faculdade de Balsas, na Internet, e em CD-Rom, bem como a reprodução em outras publicações da Revista Científica da Faculdade de Balsas, a comunicação ao público, a edição, a reedição ou a adaptação e a distribuição.
Por ser verdade, firmo o presente e dou fé.
[Local / data]
Nome [com assinatura]
[1] Essa numeração será disposta após a pontuação, quando esta ocorrer, sem que se deixe espaço entre ela e o número sobrescrito da nota. Como o empregado nas Referências Bibliográficas, nas notas de rodapé o SOBRENOME dos autores que tenham sido citados deve ser grafado em maiúscula, seguido do ano da publicação da obra correspondente a esta citação. Ex.: CASTRO, 1989.