Realizado VII Encontro Anual de Pesquisa de Iniciação Científica da Unibalsas

Aconteceu no dia 30 de novembro de 2016, o VII Encontro Anual de Pesquisa de Iniciação Científica da UNIBALSAS. Na oportunidade, o evento contou com pesquisadores oriundos da IES e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC, expondo em forma de comunicação oral pesquisas concluídas ou em andamento. Foram 26 trabalhos aprovados distribuídos nas áreas de direito, gestão e negócios, tecnologia, saúde e educação.

O evento teve início pela manhã com a palestra “A Influência da Pesquisa no Brasil” com o Prof. Dr. Paulo Alfredo Schönardie – Doutor em Ciências Econômicas e Sociais pela Universidade de Hamburgo – UHH na Alemanha, Pós-doutorando em Educação nas Ciências na Unijuí, que discorreu sobre a realidade da pesquisa atual e a influência de outros continentes, principalmente o europeu, na pesquisa brasileira, por conseguinte.

No período da tarde aconteceu a palestra do Prof.º Me.  Thiago Bruno de Jesus Silva, Docente da Unibalsas, que discorreu sobre “As Contribuições da Pesquisa para a Vida Acadêmica”, abordando as contribuições da ciência para a vida acadêmica e consequentemente o crescimento profissional e intelectual.

Neste ano, o VII ENAPIC inaugura uma nova modalidade no evento, a submissão de trabalhos da Pós-Graduação. Foram apresentados 08 (oito) trabalhos de diferentes temas, divididos por equipes de 03 (três) componentes.

O Professor Doutor da Universidade Federal do Maranhão, Edson Nunes Costa Paurá, avaliou o VII ENAPIC como “Uma ferramenta de suma importância na construção acadêmica, pois as habilidades dos acadêmicos devem ser estimuladas e fomentadas com intuito de transformá-los em agentes disseminadores e transformadores de opiniões”.

Ao final do evento, foram divulgados os melhores trabalhos apresentados, com premiação em medalha e menção honrosa:

1º ADMINISTRÊS: A VOZ DA ADMINISTRAÇÃO DE A a Z – Maria Carla dos Santos Nogueira – Gestão e Negócios (UNIBALSAS);

2º OS LIMITES DA INTERVENÇÃO DO ESTADO NA LIBERDADE REPRODUTIVA DA MULHER À LUZ DOS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS E SOCIAIS – Helia Amorim Leal e Jéssica Dias Carneiro – Direito (UNIBALSAS).

3º CONCEITO DE ESTRATÉGIA DOS ACADÊMICOS DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE UMA IES PRIVADA DO SUL MARANHENSE – Iara Jaíne Rambo – Negócios e Gestão Contábil (UNIBALSAS).

Na Modalidade Pós-Graduação foi concedida a premiação para o trabalho:

1º O MERCADO DE SEGUROS NA CIDADE DE BALSAS-MA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE PREFERÊNCIAS – Jackson Lopes, Juarez Ferreira, Juliana Brasil e Emerson Paulo Rodrigues dos Santos – MBA – Gestão de Marketing e Vendas (UNIBALSAS), Gestão e Negócios.

(01.12.2016)