Palestrante Mostra os Pontos Fortes do Profissional Contábil na Semana Acadêmica de Ciências Contábeis

O primeiro dia da Semana Acadêmica de Ciências Contábeis contou com a participação do presidente do Conselho Regional de Contabilidade, Heraldo de Jesus Campelo, da coordenadora do Núcleo de Pesquisas e Pós-Graduação e Extensão, Lisiane Honaiser, do coordenador do Curso de Ciências Contábeis, Hamilton Nogueira Makosky e do diretor acadêmico da Unibalsas Educacional, Márcio Honaiser. Cerca de 250 alunos participaram ativamente da abertura do evento, que aconteceu no auditório da Faculdade de Balsas.

O presidente do CRC, Heraldo de Jesus Campelo, mencionou a importância da participação dos acadêmicos nesta programação e que o Conselho Regional de Contabilidade apoia as faculdades nesses eventos que aproxima o futuro profissional ao conselho.

De acordo com dados do Conselho Federal de Contabilidade existem no Brasil aproximadamente:

• 500 mil profissionais contadores;
  • 5 milhões de empresas;
  • 15 milhões de negócios informais;
  • Ou seja, 40 negócios por profissional.

Durante a palestra sobre “O PROFISSIONAL CONTÁBIL E MERCADO DE TRABALHO”, o Professor-Mestre, Francisco Gilvan Lima Moreira mostrou aos alunos os pontos fortes de um contador. São eles:

• Empregabilidade: Só fica desempregado se quiser;
  • Emprego: Não há preconceito para profissionais acima dos 40 anos;
  • Especialização: Existem cerca de 50 na área, exercite seu dom;
  • Custo x Benefício: Não se gasta muito durante o curso, como por exemplo, em Medicina, Odontologia, entre outras áreas.
  • Melhores salários;
  • Alavanca para o Empreendedorismo.

O professor Francisco Gilvan mencionou ainda que segundo uma pesquisa de um site de recrutamento, 64% das empresas tem dificuldade em preencher vagas em contabilidade, por isso ressaltou que a qualificação profissional é fundamental para conquistar uma carreira de sucesso. “O aluno deve se sentir motivado para a área que vai atuar, ele vai ter espaço para trabalhar, emprego garantido, com boa remuneração, desde que ele cumpra seu papel que é de estudar, se aperfeiçoar e ter o diferencial: dominar idiomas, sair da essência da contabilidade”.

E para finalizar a palestra o professor pontuou que os futuros contadores devem conhecer outras áreas, como Economia, Administração. “Ele precisa ser respaldado desse conhecimento mais vasto, pois se ficar só na contabilidade vai ser um mero assessor, não vai ter um papel de gestor, uma pessoa que gera informação que ajude na tomada de decisões”, explica.