O Som do Direito e Responsabilidade Social

Encerrando a Campanha de Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular, no dia 19/09/2014 foi debatido o tema “Responsabilidade Social” no Programa de rádio “O Som do Direito”. Este programa faz parte de um projeto de extensão executado por uma docente, Prof.ª Tayra Rezende, e acadêmicos do curso de Direito, em parceria com a Rádio Boa Notícia, com a finalidade de levar discussões atuais e esclarecimentos jurídicos a comunidade balsense e entorno.

Além da presença do coordenador do Núcleo de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, Prof.º John Max, contou-se com a presença do senhor José Júnior, integrante do projeto Social da Fazenda Boa Esperança (Grupo Esperança Viva) que trabalha com tratamento alternativo para dependentes de álcool e drogas, e também as colaboradoras do Instituto CEAGRO, a Debora e a Evani, que a partir do Projeto AMA desenvolve projetos que envolvem a integração de crianças com atividades de informática, educação física, educação artística, dentre outros.

De acordo com a Prof.ª Tayra “Para propor um raciocínio sobre a interessante ligação que pode, e deve, ocorrer entre os institutos Responsabilidade social, a sociedade civil e as Instituições de Ensino Superior, é necessário partir do pressuposto de que por responsabilidade social temos a fusão de um conceito de ‘ser responsável’ partindo da ética e da moral do ‘ser humano’, entremeada com a aplicação de parcela de contribuição para aquilo que viria a ser de todos. Logo, uma Instituição de Ensino, para além de ser ela privada ou pública, que foque seu olhar de contribuição no sentido de ofertar uma contrapartida social à comunidade na qual se insere, certamente está antenada com o fluxo de cooperação no interior de dada sociedade, tão necessário ao equilíbrio das relações humanas”.

(29.09.2014)