Logística e Comércio Internacional foi o Tema em Debate no Projeto Administração em Foco

Durante o Projeto Administração em Foco foi apresentada aos participantes uma série de palestras voltadas ao agronegócio. A ideia foi mostrar aos acadêmicos a necessidade da pesquisa na área e a importância da soja na região. Fizeram parte da mesa de debates, a Superintendente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Corredor de Exportação Norte – FAPCEN, Gisela Introvini, o representante da Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Indústria e Comércio – SEDINC, Ubiratan Pinto da Silva, representando a Ceagro, o engenheiro agrônomo Pedro Oliveira e o Presidente da Unibalsas Educacional, Francisco Honaiser.  O evento aconteceu na noite de quarta-feira, 14, no Auditório da Faculdade de Balsas e teve como tema “Logística e Comércio Internacional”.

A superintendente da FAPCEN, Gisele Introvini, ressaltou, durante seu discurso, que a soja é o principal foco econômico do município de Balsas-MA e para os administradores é fundamental que entenda a logística que envolve a compra e a venda do grão. “Da borracharia até quem vende o trator. Temos que analisar, observar todo esse complexo. Se a soja vai bem, todo o comércio vai bem. Quando a soja não vai bem, tudo vai refletir no comércio local. Essas são as análises de um bom administrador. Um outro ponto é a visão estratégica: O que nós somos, quanto tempo estamos parados, onde queremos ir”, afirma.

Ela mostrou ainda as questões que implicam na falta de investimentos na região Sul do Maranhão. “Para atrair investidores é necessário que tenhamos infraestrutura adequada, iríamos avançar ainda mais, desde a agricultura familiar até o empresário local. Nós temos terrenos férteis trabalhados nos últimos quinze anos com produtividade, tecnologia de última geração empregada na região. Temos que atrair investidores para a agroindústria que faça girar este espaço vazio que existe de Araguaína-TO até Floriano-PI”, completa.

A falta de estradas e aeroportos implica na relutância de grandes investidores em vir para a região de Balsas, por isso a escolha do tema para o Administração em Foco. Para Vanice Gomes, coordenadora do Curso de Administração da Faculdade de Balsas “a escolha do tema foi por conta da questão econômica que se vivencia no município, onde Balsas está situada, dentro de um polo onde se trabalha o agronegócio e há um problema sério de infraestrutura, o problema não é efetivamente só questão de logística”.