Lançado o Segundo Edital do Programa de Iniciação Científica

O Núcleo de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da Faculdade de Balsas publica o 2º edital do Programa de Iniciação Científica (PIC) destinado aos alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação desta IES.

O PIC tem como objetivo incentivar a pesquisa científica e o potencializar o talento investigativo dos alunos, desenvolvendo sua formação profissional.

Os professores interessados em participar do Programa de Iniciação Científica deverão encaminhar o Formulário de Inscrição do Projeto (Anexo II) para o endereço eletrônico nppge@unibalsas.edu.br e entregar uma cópia assinada na Secretaria Geral da Faculdade de Balsas, no período de 06 a 19 de agosto anexando o Currículo na Plataforma LATTES.

O programa disponibiliza ao aluno-pesquisador oito bolsas de Iniciação Científica por um período de quatro meses – 27 de agosto a 27 de dezembro de 2013.

O valor da bolsa corresponde a um desconto de R$ 220,00 (duzentos e vinte reais) sobre o valor integral da mensalidade do respectivo curso, estando as parcelas vinculadas a entrega do relatório mensal conforme indicado no CRONOGRAMA, disponibilizado no edital.

Alguns dos requisitos para o aluno-pesquisador se candidatar como bolsista do Programa de Iniciação Científica é ter obtido no semestre anterior a média global mínima igual ou superior a 7,0 (sete) e comprovar disponibilidade para dedicação ao projeto de pesquisa, com jornada de pelo menos cinco horas semanais, para desenvolvimento das atividades, na Faculdade de Balsas.

Programa de Iniciação Científica

O PIC visa analisar o rendimento nos estudos e o potencial de talento investigativo.

Requisitos para o aluno-pesquisador se candidatar como bolsista do Programa de Iniciação Científica:

• Ter concluído os dois primeiros semestres do curso de graduação no ano de realização das atividades de pesquisa;
  • Ter obtido no semestre anterior a média global mínima igual ou superior a 7,0 (sete);
  • Comprovar disponibilidade para dedicação ao projeto de pesquisa, com jornada de pelo menos 05(cinco) horas semanais, para desenvolvimento das atividades, no recinto da Faculdade de Balsas.
  • Não possuir Pena Disciplinar em vigência.

O processo seletivo para provimento das vagas do Programa de Iniciação Científica utilizará os seguintes instrumentos de avaliação:

• Análise do projeto de pesquisa, de caráter eliminatório;
  • Análise curricular, de caráter classificatório, com a avaliação do histórico acadêmico e do Curriculum Lattes do candidato;
  • Entrevista, de caráter eliminatório e classificatório, que avaliará o candidato a aluno pesquisador quanto:

a) Postura crítica e o interesse;

b) Potencialidade investigativa e de leituras especializadas;

c) Disponibilidade horária para as atividades e

d) Capacidade e responsabilidade para o trabalho.

Clique aqui para fazer download dos documentos.