Por Miguel Barros – Lutador Jiu-jitsu
O Jiu-Jitsu (arte suave) é uma arte marcial oriunda do Japão, mas hoje, deve-se muito a sua proliferação internacional feita pelos atletas brasileiros, que o tornou conhecida como a arte marcial brasileira devido a lapidação que lhe deram e a dominação que aqui aconteceu, principalmente pela família Greice, no Rio de Janeiro.
Basicamente, no Jiu-Jitsu, usa-se a própria força, e quando possível, a do adversário, em alavancas motoras, o que possibilita que um lutador mesmo sendo menor que o seu oponente, consiga vencê-lo no chão com as técnicas de estrangulamento e pressão sobre as articulações, e assim sendo possível subjugar o adversário, fazendo-o desistir da luta (competitivamente) ou em luta real, fazendo-o desmaiar ou quebrando-lhe uma articulação. O Jiu-Jitsu é a arte marcial mais praticada na atualidade. É tido como uma filosofia de vida.
O mercado na área do Jiu-Jitsu é muito abrangente, tendo proporções gigantescas. Em Balsas existe mais de 100 (cem) atletas praticando esse esporte.
Com a realização da I COPA GIGANTES DO TATAME, nós os organizadores, juntamente com os nossos patrocinadores pretendemos torna esse esporte mais difundido em Balsas e região, celebrando ainda a interação entre as academias da região e oportunizando a comunidade de conhecer literalmente o esporte.