O curso de Pedagogia da Faculdade de Balsas convida a comunidade acadêmica e externa, interessada na área da educação, para participar do Grupo de Estudos Pedagogia da Esperança. A proposta é estimular o processo de reflexão sobre a educação tendo como ponto inicial as ideias de Paulo Freire.
As inscrições serão realizadas no período de 30 de janeiro a 17 de fevereiro, gratuitamente, na Secretaria Acadêmica. Para os interessados em certificado de participação, será cobrada uma taxa de 10 reais. O início dos encontros está programado para dia 18 de fevereiro.
Programação:
- 18/02/2017 (sábado – 09h às 11h)
– Abertura do Grupo de Estudos.
– Apresentação do calendário e da metodologia utilizada para o desenvolvimento dos estudos.
– Introdução sobre a obra Pedagogia da Esperança – Um reencontro com a pedagogia do oprimido de Paulo Freire.
- 11/03/2017 (sábado – 09h às 11h)
– Análise Reflexiva da trajetória de Paulo Freire para escrever suas produções: “O ser humano com corpo molhado de sua própria história de sua própria cultura de suas memórias, compreensões do mundo (páginas 21 a 69).
- 25/03/2017 (sábado – 09h às 11h)
– Análise Reflexiva de que a curiosidade do aluno é a base do ensinar-aprender do professor (a) (páginas 71 a 113).
- 08/04/2017 (sábado – 09h às 11h)
– Análise Reflexiva sobre de “estudar, ensinar, aprender e de conhecer, com ato difícil mas prazeroso em que devemos descobrir a alegria nele embutida.” (páginas 115 a 143)
- 29/04/2017 (sábado – 09h às 11h)
– Análise Reflexiva sobre “a posição dialética da leitura de mundo de Paulo Freire” (páginas 145 a 212).
- 06/05/2017 (sábado – 09h às 11h)
– Análise Reflexiva sobre “o inacabamento da multiculturalidade” (páginas 213 a 247).
- 20/05/2017 (sábado – 09h às 11h)
– Análise Reflexiva sobre a “contribuição da educação libertadora para com o povo brasileiro em sua luta para a transformação social” (páginas 249 a 272).
– Considerações Finais sobre a obra e feedback do grupo sobre as atividades realizadas.
– Planejamento da agenda para o próximo semestre e escolha da próxima obra.