1- INTRODUÇÃO À GESTÃO COMERCIAL
EMENTA
A empresa como organização comercial: conceitos e aplicações. Visão global das áreas funcionais. Tipos de gerenciamento. Aspectos da Administração. Interação com o meio em que está inserida e importância do planejamento estratégico.
2- INFORMÁTICA
EMENTA
Introdução aos sistemas operacionais. Introdução ao uso de aplicações computacionais. Editores de texto. Planilhas eletrônicas.
3- COMUNICAÇÃO COMERCIAL
EMENTA
Fundamentos da Comunicação. Elementos Essenciais e Funções da Linguagem. Comunicação na Empresa. Comunicação de Massa e Empresarial. Eficiência da Comunicação Organizacional. Problemas de Comunicação nas Empresas. Linguagem Empresarial. Normatividade na Comunicação Comercial. Noções Básicas de Coerência e Coesão Textuais. Estrutura Silogística na Organização do Parágrafo ou do Texto. Comunicação Dirigida na Empresa: Carta, Memorando, Ofício, Circular, Requerimento e Comunicação de Imprensa. Conhecimento e entendimento do processo de comunicação.
4- ECONOMIA E MERCADO
EMENTA
Conceituação de Economia. Os grandes agregados econômicos. Economia Brasileira. Sistema Financeiro Nacional. Inflação. Problemas econômicos fundamentais. Projetos de integralização de associações de negócios. Ponto de equilíbrio operacional. Valor Econômico Adicionado (VEA). Indicativos de mercado. Microeconomia e macroeconomia. Teoria geral do comércio. Perspectivas futuras.
5- MÉTODOS QUANTITATIVOS
EMENTA
Fundamentos da matemática. Aplicações à Economia: Função Demanda, Função Oferta, Função Receita, Função Custo, Função Lucro, Ponto de Equilíbrio, Logaritmos: definição e condição de existência. Propriedades Operatórias. Função Logarítmica. Outras Funções Elementares. Tratamento de dados e informações. Estatística descritiva. Probabilidade estatística. Distribuição. Noções de amostragem e inferência sobre a população. Aplicação a pesquisas de mercado e opinião. Econometria: demanda e força dos atributos na decisão de compra.
6- NOÇÕES DE DIREITO
EMENTA
Ordenamento jurídico do país. Noções de Direito Constitucional, Administrativo, Civil, do Consumidor e Comercial. Contrato de sociedade. Personificação das sociedades. Contrato social. Direitos e obrigações dos sócios. Administração societária. Dissolução parcial e total da sociedade. Liquidação da sociedade. Coligação, transformação, incorporação, fusão e cisão. Falência e recuperação judicial da empresa.
7- CONTABILIDADE COMERCIAL
EMENTA
A função da Contabilidade. A Contabilidade como instrumento de Gestão Empresarial. Princípios Contábeis. Passivo. Ativo Imobilizado: principais grupamentos, conceitos e formas de avaliação: Depreciação, Exaustão e Amortização. Relatórios contábeis: DRE, Balanço, Estrutura e Demonstrações Contábeis. A Contabilidade Societária e a Contabilidade Gerencial.
8- LOGÍSTICA E CADEIA DE SUPRIMENTOS
EMENTA
Conceito e objetivos da Logística Empresarial. Planejamento, programação e controle de materiais. Compras, armazenamento e movimentação de materiais. Desenvolvimento de fornecedores, análise de valores. Canais de distribuição. Decisões de gerenciamento do canal. Integração de canal e sistema. Conflito, cooperação e concorrência. Varejo, atacado e logística. Determinação do nível de serviço ótimo. Exigências de previsões logísticas. Logística Reversa.
9- GESTÃO DA QUALIDADE
EMENTA
Fundamentos da Gestão da Qualidade. Ferramentas da Gestão da Qualidade. Controle estatístico de processo. Custos da qualidade. Sistemas de Gestão da Qualidade. Auditoria da qualidade. Normas ISO.
10- MATEMÁTICA FINANCEIRA
EMENTA
Conceitos gerais de juros simples e compostos. Matemática financeira e inflação. Matemática financeira e empréstimo para capital de giro. Matemática financeira, reciprocidade bancária e taxa de over. Fluxo de caixa. Coeficiente de financiamento. Matemática financeira e estratégias comerciais de compra e venda. Valor presente e futuro. Taxas de descontos e rentabilidade. Sistemas de amortização.
11- ANÁLISE DE CRÉDITO E COBRANÇA
EMENTA
Conceitos de crédito e cobrança. Procedimentos para cadastro de pessoas físicas. Cadastro de pessoas jurídicas. Cadastro dos dados contábeis. Crédito às pessoas físicas. Crédito às pessoas jurídicas. Títulos e documentos de cobrança. Controles e formas de cobranças.
12- DIREITO DO TRABALHO
EMENTA
Noções fundamentais. Contrato individual de trabalho e Relação de trabalho Contratos especiais de trabalho. Alteração, suspensão e extinção de contrato. Jornada de trabalho. Proteção ao trabalho da mulher. Proteção ao trabalho do menor. Férias. Remuneração e salário. Normas complementares. FGTS. Segurança e saúde no trabalho. Aviso Prévio.
13- GESTÃO DE PESSOAS
EMENTA
Contexto Histórico e Gestão de Pessoas nas Organizações. Objetivos. Recrutamento. Seleção. Treinamento. Avaliação de Desempenho. Cargos e Salários. Métodos de remuneração. Qualidade de Vida no Trabalho (QVT). Tendências contemporâneas em Gestão de Pessoas. Liderança: conceitos, paradigmas e estilos. Trabalho em equipe. Habilidades cognitivas.
14- GESTÃO DE CUSTOS E PREÇOS
EMENTA
Conceitos fundamentais e objetivos dos Sistemas de Custos. Classificação dos Custos. Custeio direto. Margem de contribuição. Análise custo-volume-lucro. Controle de Custos. Custos Direto e Integral. Métodos de Custeio Padrão. Técnicas para formação de preços.
15- GESTÃO DE VENDAS
EMENTA
Conceito e fundamentos da Gestão de Vendas. Papel estratégico e planejamento da área de vendas. Previsão de vendas. Organização e operacionalização da equipe. Determinação das cotas de vendas. Demanda e potencial de mercado. Seleção, treinamento, dimensionamento, remuneração e avaliação da força de vendas. Ferramentas tecnológicas de apoio a vendas e relacionamento. Importância da comunicação, questões sociais, legais e éticas sobre vendas.
16- MARKETING
EMENTA
Conceitos e fundamentos de Marketing. O sistema de Marketing e o ambiente de Marketing. O Planejamento Estratégico e o papel do Marketing. Mensuração e previsão. Comportamento do consumidor. Vantagens da orientação ao cliente. A especialização dos papéis de compra. Valor para os consumidores. Influências no comportamento de compra. Processos mentais de decisão e motivação. Diferenças entre empresas/governos e consumidores individuais e vantagens do relacionamento com consumidores.
17- SISTEMA DE INFORMAÇÕES COMERCIAIS
EMENTA
Estudos de conceitos básicos de Sistemas da Informação. Aplicações, impactos e potencial estratégico dos SI para o negócio. Tendências e perspectivas do uso das Tecnologias da Informação nas organizações. O comércio eletrônico e o ambiente empresarial. Aspectos, tendências, e análise do comércio eletrônico. Legislação e Marketing aplicado ao comércio eletrônico.
18- PESQUISA MERCADOLÓGICA
EMENTA
Conceito, objetivos e importância na tomada de decisão. Tipos de fontes de dados. Tipos de pesquisa. Fundamentos da amostragem. Elaboração de questionário. Técnicas de entrevistas. Estatística aplicada à pesquisa. Análise de dados e apresentação dos resultados. A pesquisa de mercado e as estratégias de comunicação.
19- COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING
EMENTA
Introdução a comunicação de marketing. A marca. Processo de comunicação integrada. Estratégias de comunicação para atender o mercado comercial; Instrumentos promocionais. Compreensão das técnicas e instrumentos de comunicação direta com os clientes. Propaganda. Relações Públicas. Promoções de Vendas. Marketing Direto. Internet. Venda Pessoal. Patrocínio. Eventos. Boca a boca. Comunicação interna nas organizações. Comunicação integrada na prática.
20- GESTÃO FINANCEIRA
EMENTA
Gestão financeira nas organizações. Impactos nos negócios. Maximização da riqueza: Risco, Retorno e Liquidez. Administração do Capital de Giro. Estrutura de Capital. Análise de Investimentos. Avaliação e Gerenciamento de Risco. Elaboração e Análise de Orçamentos. Aspectos Comportamentais do Orçamento Empresarial. A Função do Controller e o Orçamento Empresarial. Tipos de Orçamentos.
21- NEGOCIAÇÃO COMERCIAL
EMENTA
Como diagnosticar problemas. Transformar as informações e dados coletados em instrumentos para tomada de decisões. Metodologias para resolução de tomadas de decisões. Conceituação, efeitos, e modelo processual de conflitos. Estilos de negociação de conflitos. Estratégias básicas para negociação e julgamento da eficácia. Pessoas. Interesses. Opções. Critérios. Recursos instrucionais. Simulação empresarial e desenvolvimento de competências gerenciais.
22- ESTRATÉGIAS COMERCIAIS
EMENTA
A empresa e seu ambiente. Planejamento estratégico. Análise do ambiente. Formulação de objetivos. Formulação de estratégias. Implementação. Controle. Organização para o planejamento. Plano de negócios.
23- GESTÃO TRIBUTÁRIA
EMENTA
Sistema Tributário Nacional. Legislação tributária: tributos – conceitos e espécies, tributos federais, estaduais e municipais, princípios constitucionais tributários, elementos fundamentais do tributo, imunidade e isenção tributária, regulamentos dos impostos. Principais funções e atividades da contabilidade tributária. Normas para escrituração dos livros fiscais e contábeis. Contribuições sociais e tributos sobre o lucro das pessoas jurídicas. Contribuições sociais sobre o faturamento. Contabilização de contribuições e impostos.
24- DISCIPLINA OPTATIVA:
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS
EMENTA
Aspectos históricos, culturais, lingüísticos, educacionais e sociais de surdez. O processo de aquisição de leitura e escrita da língua de sinais. Vocabulário em língua de sinais brasileira. Análise reflexiva da estrutura do discurso em língua de sinais.
25- INTEGRALIZAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO PESSOAL E PROFISSIONAL
EMENTA:
Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.