Criado no ano de 1999 em substituição ao Crédito Educativo, o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior – FIES é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação em faculdades particulares positivas no SINAES (Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior).
O percentual de financiamento varia de acordo com a renda familiar do estudante e o comprometimento dela com os encargos educacionais.
Atualmente em Balsas, apenas a Faculdade de Balsas oferece o financiamento.
Quem pode se candidatar ao FIES?
Podem solicitar o financiamento o estudante que:
- tenha renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até dois e meio salários mínimos; e
- tenha participado de alguma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e obtido nota mínima de 450 pontos na média das provas e nota na redação superior a zero.
O FIES financia todos os cursos?
O financiamento é concedido em cursos presenciais com avaliação positiva (nota 3 ou mais) nas avaliações do MEC. Estas notas variam de 0 a 5, sendo que a Faculdade de Balsas foi avaliada com as notas 4 e 5 para seus cursos.
Qual é a taxa de juros do FIES?
A taxa de juros do FIES é de 6,5% ao ano.
Como se inscrever no FIES?
O estudante deve inscrever-se na pré-seleção do financiamento no site: fiesselecao.mec.gov.br. Após selecionado o estudante deverá entrar no site sisfiesaluno.mec.gov.br e concluir sua inscrição. Em seguida, o estudante comparece a faculdade com a sua inscrição e documentos necessários.
O estudante pode ter restrição cadastral?
Sim. Atualmente é permito que o aluno possua restrições com linhas de crédito como SPC, SERASA e outros.
Tipos de Fiança:
• Convencional: A fiança convencional é aquela prestada por até dois fiadores cuja renda seja igual ao dobro do valor da mensalidade paga pelo estudante, considerados os descontos de pontualidade e de caráter coletivo oferecidos pela IES.
• Solidária: O grupo de fiadores deverá ser constituído na mesma agência do agente financeiro escolhido, reunidos em grupo de 3 a 5 participantes não sendo exigida a comprovação de rendimentos. Os estudantes deverão obrigatoriamente ser da mesma IES e do mesmo local de oferta do curso. Os estudantes não poderão ser do mesmo grupo familiar e ficarão restritos a oferecer essa modalidade a apenas um grupo.
• FGEDUC: O Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo é uma opção para os candidatos ao FIES em que não há a necessidade de apresentação de fiadores e tem como objetivo facilitar o trâmite para a contratação do financiamento
Clique aqui para imprimir a lista de documentos necessários para inscrição no FIES.