• – Estágio supervisionado do Curso de Direito da Faculdade de Balsas tem o amadurecimento profissional como foco
Giorge André Lando e Pedro Rocha

O curso de Direito da Faculdade de Balsas iniciou, no primeiro semestre de 2010, as atividades de estágio supervisionado. Foi inaugurado o Núcleo de Práticas Jurídicas, órgão responsável pela integração entre a teoria e a prática dos conteúdos jurídicos ministrados pelos professores em sala de aula. Ao ingressar no sétimo semestre do curso, o aluno matricula-se na disciplina Estágio Supervisionado, devendo fazê-lo novamente no oitavo, nono e décimo semestres.

Ao todo o aluno cumprirá 320 horas de estágio. As atividades desenvolvidas reúnem-se num total de quatro grupos e são:

1º)Laboratório de Prática Jurídica Simulada – 40 h/a

2º) Acompanhamento de Audiências – 14 h/a

3º) Visitas Institucionais – 6 h/a

4º) Plantões do Escritório de Assistência Judiciária – 20 h/a

As três primeiras atividades são desenvolvidas no Laboratório de Prática Jurídica, onde o estagiário vivenciará o estudo de casos simulados, com o desenvolvimento de peças e participação em atividades de prática simulada, bem como entrará em contato com a dinâmica dos principais órgãos públicos com os quais irá trabalhar depois de formado. No Escritório de Assistência Judiciária o aluno vai vivenciar a realidade do atendimento jurídico, que será prestado à comunidade carente do município de Balsas/MA.

Todas as atividades desenvolvidas pelos alunos no estágio supervisionado de direito deverão ser rigorosamente relatados em formulários próprios e protocolados no prazo estabelecido. Todas as atividades do NPJ da Faculdade de Balsas são coordenadas pelo professor MSc Pedro Rocha Passos Filho, atual coordenador, auxiliado pela Secretaria do NPJ,cargo atualmente exercido pela funcionária Rafaela Caminha Ubirajara.

O coordenador do Curso de Direito, Prof. MSc Giorge André Lando avalia que a implantação do estágio supervisionado atende satisfatoriamente ao Projeto Pedagógico do Curso de Direito e trará inúmeros benefícios aos alunos e à comunidade carente de Balsas/MA.