Ernando Gomes de Sousa, Egresso da Faculdade de Balsas faz Estágio para o Mestrado na Universite of Technologie of Troyes

Fizemos contato por e-mail com o egresso da Faculdade de Balsas, do Curso de Sistemas de Informação, Ernando Gomes de Sousa. Ele compartilhou conosco sua trajetória até conseguir o estágio na Universite of Technologie of Troyes, na França.

Como foi a sua trajetória para conseguir este estágio para o Mestrado, como tudo começou, é um sonho possível para qualquer acadêmico?

Antes de bater o martelo sobre qual tema eu iria pesquisar em dissertação do mestrado, pedi sugestões ao meu orientador. Eu tinha algumas ideias em mente para trabalhar, mas as mesmas não me agradavam tanto. Ele, meu orientador Prof.D.Sc. Dario José Aloise, confiando em meu potencial, comentou sobre um projeto que ele tem com uma Professora aqui da França e questionou se o tema me agradava. Após uma análise do tema, eu respondi que sim. Pouco tempo depois ele me apresentou à Prof. D.Sc. Andéa Cynthia Santos para uma conversa (entrevista) e a partir daquele momento ela começou a me passar algumas atividades para fazer. Devido eu ter correspondido às expectativas, ela me fez o convite para vir fazer um estágio na UTT- Universite of Technologie of Troyes.

Conte-nos, como está sua vida por aí?

Estou estagiando no Laboratório LOSI – Laboratoire d’optimisation de Systèmes Industriels.Todos os dias vou para universidade pesquisar e constantemente converso com minha orientadora aqui da França e meu orientador do Brasil para apresentar a execução das atividades. Fora do horário de estágio saio, passeio.

Bastam força de vontade, esforço?

“Disciplina é a parte mais importante do êxito”. Com força de vontade uma pessoa pode chegar aonde quiser.