Visando dar uma dinamicidade maior as aulas de Economia II do curso de Ciências Contábeis, o Prof.º John Max lançou um desafio aos alunos onde caberia a estes decifrar um panorama político e econômico brasileiro a partir de novelas e minisséries. A disciplina tem por objetivo trazer à tona a entendimento deste panorama compreendendo o período do final do século XIX até os dias atuais.
“Como falar do ciclo de borracha sem relembrar das minisséries Amazônia e Mad Maria? Como falar do papel dos imigrantes na economia cafeeira sem recordar da novela Terra Nostra? Como comentar sobre os levantes sociais da década de 1920 e os efeitos da quebra da Bolsa de Nova York no Brasil sem comentar sobre a minissérie Um só coração? Ou mesmo como falar do Plano de Metas e estratégia da construção de Brasília sem ao menos mencionar a minissérie JK?”, indaga o Prof.º John Max.
A metodologia adotada foi a seguinte: Em cada turma formaram-se 5 grupos onde cada deles um recebeu figuras referente a novelas, minisséries, dentre outras imagens que pudessem auxiliar no raciocínio. O desafio era que os grupos se organizassem e discutissem, a partir de auxílio de livros e anotações do caderno, uma ordem cronológica e coerente das figuras recebidas. Algumas imagens acompanhavam pequenos textos que davam pistas de como enquadrar. Após a definição da ordem, cada grupo deveria explicar ao professor a relação entre as figuras das novelas e minisséries com o embasamento teórico acerca da política e economia da época. Após exposição de cada grupo ao professor, foi promovido um amplo debate onde cada grupo comentou a relação da teledramaturgia brasileira com a disciplina.
O que os alunos não sabiam é que o debate proporcionaria uma ampla revisão da economia brasileira do final do século XIX até o final da década de 1950, uma vez que cada grupo possuía épocas de análise distintas, mas que em conjunto formaria uma revisão enriquecedora da matéria dada.
De acordo com o Prof.º John Max, a dinâmica teve uma boa receptividade por parte dos alunos e que alguns deles surpreenderam com o poder de argumentação frente às imagens concedidas, chegando a convencê-lo de uma ordem contrária a estabelecida. A dinâmica comprovou o aprendizado de boa parte dos graduandos frente à disciplina apresentada, estimulando também o senso crítico acerca de obras apresentadas na televisão brasileira.
(16.04.2015)