Curso de Pedagogia realiza Projeto “Brinquedoteca na Praça”

O projeto Brinquedoteca na Praça objetiva a imersão das acadêmicas do curso de Pedagogia em atividades educativas com crianças de forma a estabelecer relações com o ambiente e com a escola, de modo que a cultura popular seja incluída nas brincadeiras.

O projeto está sendo realizado em praças públicas próximas a escolas onde é montada uma brinquedoteca. De acordo com a coordenadora do curso e do projeto promover a vivência de educadores com brinquedos, jogos, histórias infantis e o teatro e cantigas, são práticas para realizar o trabalho educativo, ludicamente. Esta vivência contempla uma educação que inclui as diferenças, revela aspectos de várias culturas, valoriza a história, defende a formação do ser humano em sua totalidade: razão, emoção, sentimento e intuição.

Para o desenvolvimento do Projeto os estudantes são orientados e acompanhados no sentido de organizar, observar e construir uma prática pedagógica em que considere a natureza da criança e a importância das atividades lúdicas para o trabalho educativo.

Desta forma, os pequenos aprendem a brincar com os outros, por isso a importância do incentivo à brincadeira, a qual possibilita o desenvolvimento da autonomia, da cooperação e da criatividade e os estudantes colocam em prática e analisam o seu próprio conhecimento, o que acreditamos contribuirá para a formação do profissional.

(01.09.2015)