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Curso de Direito realiza debate Processo de Impeachment

 

 

No dia 05/05/16 (quinta-feira), aconteceu o debate acerca do Processo de Impeachment em curso no Brasil, iniciativa do curso de Direito da Faculdade de Balsas – UNIBALSAS que consistiu, em suma, em um debate de natureza acadêmica, focado na articulação de argumentações jurídicas, políticas, sociais e históricas, com o intuito de levantar, por um lado, posicionamentos, sustentações e tematizações divergentes e, por outro, promover a reflexão e o olhar crítico a todos os envolvidos no respectivo diálogo.

Dando início aos trabalhos, o professor Eduardo Matzembacher Frizzo fez uma breve retomada histórica acerca do cenário político que levou ao processo de impedimento. Logo na sequência, houve a participação do aluno do quinto período do curso de Direito, José Wilson Moura dos Santos Junior, que também é contador e concursado do serviço público, e, na ocasião, mostrou, a partir de um jogo de slides, no que consiste, tecnicamente, as chamadas pedalas fiscais. Por conseguinte, o Professor Cristiano Rego movimentou sua fala na perspectiva do Direito Constitucional, enquanto que, o professor Abysson Lopes, sob o prisma do Direito Administrativo.

Fechada a primeira formatação do debate, passou-se para a próxima etapa, em que, de um lado, a favor do Impeachment, os professores do curso de Direito da Unibalsas, Tiago Meyer e Pedro Bottizini, apresentaram as suas respectivas argumentações. Para contrapô-los, do outro lado, portanto, contra o Impeachment, contou-se com a participação da professora do curso de Direito da Unibalsas, Lisiane Lescano, assim como os convidados Celso Henrique Borgneth e Márcio Rego.

De acordo com o organizador do evento, professor César Augusto Danelli Jr, os participantes puderam discutir, respeitosamente, aquilo que julgam importante para a sociedade. “O corpo docente do curso de Direito da Unibalsas, sem sombras de dúvidas, está de parabéns, principalmente, pelo brilhantismo e profundidade em cada uma das tematizações expostas durante o debate. O auditório manteve-se lotado e atento a cada fala trazida a público, além de ter interagido com os professores de forma dinâmica e consistente. Cada professor buscou trabalhos e pesquisas que tratavam dos temas que estiveram em questão, colocando mais referencias na discussão e qualificando de sobremaneira o debate, observando, em cada palavra dita, dois pressupostos fundamentais, a saber: a democracia e os direitos humanos, disse”.

(06.05.2016)