Curso de Agronegócio realizou palestra sobre a Importância da Cultura do Algodão no Agronegócio

Na noite de ontem, o curso de Agronegócio, realizou uma palestra sobre a Importância da Cultura do Algodão no Agronegócio com o Dr. Liv Soares Severino (Chefe Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Algodão).

O Dr. Liv destacou que no Brasil, a cadeia produtiva do algodão é de suma importância para o agronegócio brasileiro, contribuindo com emprego para milhares de pessoas, mesmo com a elevada tecnologia de produção usada nas condições de Cerrado, especialmente no Centro-Oeste, onde a maior parte da produção nacional emprega quatro pessoas por hectare. No Brasil, a cadeia do algodão movimenta um valor global de mais de 120 bilhões de reais. A China, a maior produtora e consumidora mundial dessa commodity, tem mais de 50 milhões de produtores de algodão, com rendimento médio de mais de 1.000 kg de fibra por hectare, e a Índia, mais de 10 milhões de hectares plantados com essa cultura.

No mundo, mais de 150 países – dos 207 oficiais – produzem ou consomem algodão em pluma. Atualmente, além do Distrito Federal, o algodão está sendo plantado em mais 15 Unidades da Federação, e sua importância vem aumentado também em decorrência do óleo, uma importante alternativa para produção de energia (biodiesel). Segunda oleaginosa do Brasil, o algodão perde apenas para a soja em área plantada, apesar das atuais cultivares só apresentarem cerca de 15% de óleo em suas sementes, há a possibilidade de, futuramente, ter-se uma ou mais cultivares com boas qualidades de fibra elevado teor de óleo para atender à moderna indústria têxtil, nacional e estrangeira e ao mercado emergente de bioenergia.

Para administrar números dessa magnitude, Dr. Liv Soares Severino destacou que há uma demanda crescente por profissionais de alto nível que aprimorem, principalmente, a gestão e o planejamento dos sistemas de produção. Além do controle de custos, planos de investimentos e adoção de novas técnicas de produção, a busca pelo aumento da competitividade global dos produtos brasileiros passa pela profissionalização das atividades do agronegócio, do produtor ao consumidor. Assim, em um cenário em que o setor converge para adotar práticas mais modernas de gestão – e aí se inclui a gestão de pessoas –, a busca por trabalhadores qualificados é fundamental para obter sucesso.

A coordenadora do curso, Dr. Núbia Micheli Zavaglia Pereira, parabeniza os alunos pela ótima participação e agradece a presença do Dr. Liv Soares Severino (Chefe Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Algodão), Dr. José Jaime Vasconcelos Cavalcante (Pesquisador na Embrapa Algodão), dos professores da UEMA Dr. Leandro Do Valle e Josiane Rodrigues de Sousa, da Associação Maranhenses dos Produtores de Algodão (AMAPA) e da Coordenadora e Assessora Pedagógica professora Mestre Maria Cecília De Melo Silva.

(29.05.2015)