Notícias

– Curiosidades sobre a Páscoa…

 

Curiosidades sobre a Páscoa…

 

 

 

A Páscoa é o dia santo mais importante da religião cristã, celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, teve o corpo colocado em um sepulcro, onde permaneceu durante três dias quando houve a ressurreição (Vitória sobre a morte), passando a ser reconhecida a reunificação do espírito e do corpo.

 

A palavra Páscoa  vem do hebraico Pessach, significando passagem. Os eventos da Páscoa teriam ocorrido durante o Pessach, data em que os judeus comemoram a libertação e fuga de seu povo escravizado. Os espanhóis chamam a festa de Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Pâques.

 

O Coelho …

 

A festa tradicional, ligada ao Capitalismo ou não, associa a imagem do coelho, um símbolo de fertilidade, e ovos pintados com cores brilhantes, representando a luz solar, dados como presentes. A origem do símbolo do coelho vem do fato de que estes animais são notáveis por sua capacidade de reprodução, sendo a Páscoa ressurreição e renascimento. 

 

O Chocolate …

 

Foi com os Maias e os Astecas que essa história toda começou. O chocolate era considerado sagrado por essas duas civilizações, tal qual o ouro. Vale lembrar que o chocolate foi consumido, em grande parte de sua história, apenas como uma bebida. No século XVI, era reservado apenas aos governantes e soldados, pois acreditavam que além de possuir poderes afrodisíacos, o chocolate dava poder e vigor aos que o bebiam.

 

Aliás, além de afrodisíaco, o chocolate já foi considerado um pecado, remédio, sagrado, e ao mesmo tempo profano. Os astecas chegaram a usá-lo como moeda, tal o valor que o alimento possuía.

 

No século XX surgem os bombons e ovos de Páscoa, sendo consumido em todo o planeta e virou tradição ser presenteado nesta data.

 

 A data da Páscoa

 

A Páscoa é uma festa móvel, não é a mesma data todos os anos. Ocorre entre 22 de março a 24 de abril. O período da Quaresma acontece 46 dias antes da Páscoa e inicia na quarta-feira de cinzas, ou seja um dia após a terça-feira de Carnaval. Este ano o domingo de Páscoa será em 12 de abril, no ano que vem será em 04 de abril.

 

 

O maior ovo de Páscoa do mundo

 

Foi construído em 1975, na cidade de Vegreville, em Alberta, no Canadá, em comemoração ao centenário da formação da Real Polícia Montada Canadense em Alberta. O ovo tem nove metros e é uma pêsanka, feita de alumínio permanente anodizado em dourado, prateado e bronze.

 

 

Páscoa no mundo

 

De acordo com dados do sitio www.terra.com.br , os festejos da Páscoa em todo o mundo possuem variações em suas origens e significados:

 

Na China

 

O “Ching-Ming” é uma festividade que ocorre na mesma época da Páscoa, onde são visitados os túmulos dos ancestrais e feitas oferendas, em forma de refeições e doces, para deixá-los satisfeitos com os seus descendentes.

 

Na Europa

 

 As origens da Páscoa remontam a bem longe, aos antigos rituais pagãos do início da primavera (que no Hemisfério Norte inicia em março). Nestes lugares, as tradições de Páscoa incluem a decoração de ovos cozidos e as brincadeiras com os ovos de Páscoa como, por exemplo, rolá-los ladeira abaixo, onde será vencedor aquele ovo que rolar mais longe sem quebrar.

Nos países da Europa Oriental, como Ucrânia, Estônia, Lituânia e Rússia, a tradição mais forte é a decoração de ovos com os quais serão presenteados amigos e parentes. A tradição diz que, se as crianças forem bem comportadas na noite anterior ao domingo de Páscoa e deixarem um boné de tecido num lugar escondido, o coelho deixará doces e ovos coloridos nesses “ninhos”.

 

Nos Estados Unidos

 

A brincadeira mais tradicional ainda é a “caça ao ovo”, onde ovos de chocolate são escondidos pelo quintal ou pela casa para serem descobertos pelas crianças na manhã de Páscoa. Em algumas cidades a “caça ao ovo” é um evento da comunidade e é usada uma praça pública para esconder os ovinhos.

 

No Brasil e América Latina

 

O mais comum é as crianças montarem seus próprios ninhos de Páscoa, sejam de vime, madeira ou papelão, e enchê-los de palha ou papel picado. Os ninhos são deixados para o coelhinho colocar doces e ovinhos na madrugada de Páscoa. A “caça ao ovo” ou “caça ao cestinho” também é utilizada.