Coordenadora do Curso de Agronegócio se Prepara para Defesa da Tese de Doutorado

A coordenadora do Curso de Agronegócio da Faculdade de Balsas, Tatiane Scilewski da Costa Zanatta, desenvolveu a dissertação de doutorado mostrando a Ciência e Tecnologia de Grãos no Maranhão, Piauí e Tocantins, por ser a soja o carro-chefe da produção agrícola da região, conhecida como MAPITO. A pesquisa faz parte do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Agroindustrial da Universidade Federal de Pelotas. Definido o direcionamento do estudo, a professora externa que foi em busca de materiais específicos do cultivo desta cultura no cerrado. A professora Tatiane aceitou compartilhar conosco o desenrolar da pesquisa.

A tese do Doutorado tem como título a Influência do Microclima e da Adubação Fosfatada na Síntese de Ácido Fítico e dos Fitoquímicos em Soja Convencional e Transgênica. O que motivou a desenvolver esta linha de pesquisa?

No primeiro momento, ao pesquisar a bibliografia nacional e internacional sobre a cultura, verifiquei que embora hajam muitas pesquisas, desde os fatores envolvidos na produção até o consumidor final, as pesquisas nacionais e internacionais são escassas em relação aos fatores que influenciam o chamado Metabolismo Secundário, que são os produtos sintetizados nas plantas que possuem funções importantes na interação das plantas com o ambiente. Outra verificação foi o número ainda mais restrito de pesquisas sobre a soja cultivada no Nordeste do País.

Diante dessas observações, a ideia foi apresentar uma proposta de  projeto que relacionasse as condições de cultivo, como materiais de soja, clima, solo, doses de adubação fosfatada utilizadas na região de Balsas, verificando a influência destes na qualidade do grão e do óleo obtido.

Como esta proposta foi recebida pelos pesquisadores da Universidade Federal de Pelotas?

A proposta foi aceita com sucesso, por ser de cunho inédito e também por refletir no conhecimento sobre a relação destes fatores no custo x benefício de adubação fosfatada, qualidade do produto in natura (grão) e processado (óleo). Diante deste conhecimento, outros fatores estão sendo abordados no trabalho, como a influência nos aspectos nutricionais da soja destinada à alimentação humana e animal.

Quanto tempo se dedica diariamente ao estudo, já que há também outras prioridades, como: família, faculdade?

O interesse em fazer o doutorado partiu da vontade de realizar um sonho pessoal.

Quando se tem um sonho, seja ele pessoal ou profissional, sempre temos um ônus e um bônus.

O ônus é a influência direta na rotina da família, na restrição em muitas atividades de lazer, nas noites sem dormir, no estresse, na ansiedade pelo desejo de fazer um ótimo trabalho.

O bônus é a satisfação pessoal pela conquista, pelo desafio vencido, pela superação de limites.

Independente do nível de estudo que se almeja, sempre há os momentos em que se acha que não vai dar conta, mas que faz a diferença entre as pessoas é a vontade de se superar e o compromisso consigo mesmo.

Fora a vontade pessoal e profissional, quais são as orientações para quem deseja pleitear um Mestrado, Doutorado?

Dedicação, determinação e disciplina são atitudes indispensáveis para quem busca a realização de um sonho tanto pessoal quanto profissional. Além dos quesitos pessoais, outro fator extremamente relevante é o apoio da família e da instituição em que se está inserido.

No meu caso, minha família e a Unibalsas terão meu eterno agradecimento por me proporcionarem o apoio necessário à conquista deste objetivo.

No momento, estou no terceiro ano de doutorado, sendo que a qualificação, etapa que antecede a defesa final, ocorreu no dia 05/04/2013. A defesa está prevista para o 2º semestre de 2013.