Notícias

Aprovado

– Concurseiros: preparai-vos!

Passar em concurso público requer muito mais que conhecimento e disciplina. Com o objetivo de ganhar altos salários e conseguir estabilidade na carreira, é cada vez maior o número de pessoas que prestam concursos públicos. Os especialistas, contudo, alertam: conquistar uma vaga depende muito mais de disciplina e comprometimento do que de sorte. Conheça algumas dicas de especialistas a fim de motivar-se, programar o seu tempo e partir para conquistar a tão sonhada independência!

De acordo com o diretor-presidente da Rede de Ensino LFG, Luiz Flávio Gomes, alguma dicas podem ser fundamentais para quem pretende concorrer a algum concurso. Segundo ele, é preciso antes de mais nada, sonhar e acreditar que é possível realizar esse sonho. “Traçar uma meta pensando que não vai conseguir atingi-la é para os fracos”, diz. “É dessa crença no possível que tiramos as forças necessárias para seguir adiante”, reforça.

A partir daí, os próximos passos fazem parte de um planejamento criterioso, que deve ser seguido à risca. “Depois de acreditar, o próximo passo é estabelecer o programa que será estudado e definir o tempo que será despendido diariamente para absorvê-lo. Isso ajuda a não perder o foco.”

É claro que imprevistos ocorrerão, e as dificuldades do percurso podem servir de obstáculo para quem pretende vencer na carreira. “É aí que entram o compromisso e a motivação de cada um. Pensar, por exemplo, que passar no concurso significará melhora na qualidade de vida e a possibilidade de conquistar bens materiais pode servir como um estímulo nos dias mais difíceis e ajuda a manter a disciplina e a persistência”, comenta.

Estudar exames anteriores pode ser uma alternativa eficiente para ajudar o concurseiro a descobrir pontos fracos e fortes de seu conhecimento. Em caso de provas orais, Gomes esclarece: entender a linha de pensamento de cada membro da banca é uma estratégia interessante para quem pretende passar no teste.

Também é bom abusar das técnicas de memorização, como a repetição e a associação. Mas, segundo Gomes, o que realmente tem tirado pessoas capacitadas do páreo é a falta de conhecimento em informática e lógica. “As matérias tradicionais sempre são muito exigidas, e as pessoas, em geral, estão preparadas para enfrentá-las durante a avaliação. Mas são cada vez mais freqüentes os testes em que se pedem bons conhecimentos, tanto teóricos quanto práticos, de programas básicos, como Internet e pacote Office. Isso tem eliminado muitos candidatos”.

E não esquecer: nunca dedicar mais tempo para assuntos que se têm muito domínio, pois o tempo geralmente é curto e deve ser aproveitado para estudar aquilo que é considerado mais difícil.

Uma vez preparado, basta manter a calma e a concentração no dia do exame. Boa sorte!

Fonte: RT Informa