Ambiente Tecnológico de Aprendizagem (ATA) realiza 1ª reunião de avaliação e alinhamento do ensino

Foi realizada ontem a 1ª reunião de avaliação e alinhamento do ensino no Ambiente Tecnológico de Aprendizagem (ATA).

Foi destacado pelo professor Marlon o esforço e o trabalho em equipe, na sequência todos os envolvidos falaram da experiência, a destaque do compartilhamento das experiências foi o relato dos professores com o ambiente tecnológico. Um ponto forte citado por todos os 4 professores (Maria Carla, Déllio Lacerda, Luzimar Lucena e Marta Piovesan) envolvidos, foi o aumento da média nas notas de AV7, na qual, os alunos tiveram um acesso aos conteúdos do bimestre pelos vídeos aulas e desta forma aconteceu uma revisão do material com o uso do ambiente tecnológico.  Foram apresentados os resultados da pesquisa com acadêmicos sobre o ATA. Também ficou definida uma data fixa para as gravações dos vídeos aulas, ação essa que otimiza o trabalho de professores e o corpo técnico.

Outra definição aprovada na reunião foi o tempo do vídeo aula, que fica a partir de agora estabelecido uma duração de aproximadamente 10 minutos. Foram destacados também a tendência de modernização no processo de educação superior e o uso das tecnologias de informação para uma nova metodologia de ensino a utilização destes ambientes tecnológicos na educação.

A evolução tecnológica determina mudanças muito rápidas nos mais diversos setores da sociedade, em suas formas de organização, de produção de bens, de comércio, de entretenimento, de ensino e de aprendizagem. A evolução tecnológica não se limita às novas formas de usar determinados equipamentos e produtos. Na medida em que se amplia sua utilização, a tecnologia vai sendo incorporada à cultura existente e transformando o comportamento de pessoas.

A adoção de ambientes tecnológicos de aprendizagem em contexto educativo tem vindo a mostrar um enorme potencial, sobretudo ao nível da comunicação e interação, entre professores e alunos. Especificamente ao nível do ensino superior, estes ambientes tecnológicos ganham especial importância ao permitirem prolongar a aprendizagem muito para além do espaço e do tempo da sala de aula.

Com o uso de Ambiente Tecnológico de Aprendizagem, os acadêmicos alteram a forma de agir, pensar e questionar. Em outras palavras, são levados de uma maneira rápida a tentar coisas diferentes, a buscar novas descobertas, a observar propriedades, a testar parâmetros, a investigar de maneira diferente da qual estão habituados.

(09.10.2015)