ALUNOS DO CURSO DE AGRONEGÓCIO PARTICIPAM DE PALESTRA SOBRE PRIMEIROS SOCORROS

As atividades rurais são consideradas como as mais perigosas que existem para os trabalhadores, podendo superar inclusive aquelas da construção civil.

Algumas características únicas do ambiente agrícola levam-no a apresentar fatores negativos com relação à segurança do trabalho: ausência da uniformidade e controle sobre o local de trabalho e das próprias atividades, sobreposição entre o local de trabalho e o lar, o emprego frequente de mão-de-obra familiar sem restrições de idade, baixa atuação do estado como legislador e fiscalizador de leis regulamentadoras dos riscos e perigo das atividades agrícolas. Sobre este último aspecto, pode-se dizer que o Brasil conta apenas com as Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego, dentre elas a NR 31.

Com a intenção de informar os alunos do curso de Agronegócio sobre os princípios básicos de Primeiros Socorros, a coordenação do curso teve a oportunidade de proporcionar aos alunos uma palestra sobre Primeiros Socorros em Caso de Acidentes no Ambiente Agrícola, que foi realizada no último dia 11/04/2014. A palestra foi ministrada pela coordenadora do SAMU – unidade de Balsas, a senhora Gley Simone R. da Costa, que apresentou aos alunos quais procedimentos devem ser realizados em caso de acidentes como: queimaduras, fraturas de quaisquer espécie e também sobre envenenamento e/ou intoxicação.

A palestra contou também com a presença do Prof. Irapuan Nunes, que ministra a disciplina de Higiene e Segurança do Trabalho, que está sendo oferecida, esse semestre, aos alunos do 5º período. O professor enfatizou a importância do conhecimento dos procedimentos básicos que devem ser ofertados ao acidentado antes e durante o momento da chegada da equipe de socorro.

Ao final da palestra, a coordenadora do SAMU enfatizou também que, tão importante quanto os próprios primeiros socorros é providenciar o atendimento especializado. Ao informar as autoridades, deve-se ser direto e preciso sobre as condições da(s) vítima(s) e o local da ocorrência.(15.04.14)