Alunos de Agronegócio Participam de Palestra sobre Febre Aftosa

A palestra sobre a Febre Aftosa foi ministrada pelo chefe da Unidade Veterinária Local da Agência Estadual de Defesa Agropecuária, Carlos Yuri e aconteceu nesta quinta-feira, 09, no auditório da Faculdade de Balsas, contando com a participação dos acadêmicos e professores do Curso de Agronegócio.

Durante a palestra, Yuri, ressaltou que a Febre Aftosa é uma doença infecciosa causada por vírus e atinge animais de cascos bipartidos, como: bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos e suínos.

Explicou ainda que o vírus da Febre Aftosa é contagioso e pode ser transmitido através da baba do animal, que contém grande quantidade de vírus. O sangue dos animais infectados também contém grande quantidade de vírus durante a fase inicial da doença. O vírus dessa doença é muito resistente, podendo resistir por meses na medula óssea do animal (mesmo depois de morto), no pasto, na farinha de ossos e no couro. “A melhor forma de combater é prevenindo com a vacinação”, afirma.

Foi abordada também que a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento- Sagrima e Aged iniciaram no dia 1º de maio a 1ª etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa no Estado do Maranhão. Os criadores terão até o dia 31 de maio para comprarem as vacinas contra a doença em revendas autorizadas e vacinarem seus rebanhos.

O chefe da UVL em Balsas falou ainda da importância de os acadêmicos participarem de palestras sobre o assunto, pois é o carro-chefe das campanhas do Ministério da Agricultura e que estarão em contato com este tema ao ingressarem no mercado. Parabenizou a iniciativa desta IES em proporcionar este momento para os alunos.