Alunos da Unibalsas desenvolvem aplicativo para facilitar ensino-aprendizagem de alunos autistas

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo (02 de abril) chama a atenção para o combate ao preconceito e inclusão das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), classificado como uma condição que impossibilita ou dificulta a capacidade de comunicação e linguagem das pessoas que a possuem.

Crianças com autismo necessitam de métodos e estratégias diferentes para se adaptarem e aprenderem melhor no ambiente escolar e o uso de computadores e recursos tecnológicos são excelentes ferramentas para apoiar o ensino-aprendizagem delas.

Na Unibalsas, estudantes do curso de Sistemas de Informação, pensando nas singularidades dos alunos com TEA, desenvolveram um jogo educativo para facilitar o ensino-aprendizagem de matemática, o Among Edu.

Ele se baseia na jogabilidade e gráficos de outro jogo, o Among Us, muito conhecido entre crianças e jovens, e é focado em operações matemáticas. O Among Edu possui um menu de opções onde o usuário pode escolher qual das operações matemáticas ele pretende praticar e, a partir daí, ele passa a jogar controlando um personagem (astronauta) que se move na tela na busca pelo número resultado da operação matemática proposta.

De acordo com o professor Bruno Alves Moreira, um dos principais diferenciais desse jogo é que ele permite ao tutor/professor inserir um prêmio específico ao finalizar o desafio, incentivando a atenção e o engajamento do aluno de forma personalizada.

“Foi muito gratificante não só ver os resultados como acompanhar o engajamento dos alunos da Unibalsas no desenvolvimento do projeto, que eles executaram do zero, com concepção, prototipação, codificação e experimentos em campo. É um trabalho que é muito interessante não só como prática para os alunos, como para a sociedade, especialmente o público autista, para quem as soluções tecnológicas ainda são poucas” conta o professor.

O Among Edu foi testado entre alunos da APAE de Balsas e avaliado por por profissionais da saúde e educação do município. Tanto pessoas autistas, com Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) e Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (TDI) utilizaram o jogo, com retornos muito positivos.

Confira tudo nesta matéria especial:

O aplicativo, um dos poucos existentes para a área de matemática voltado para esse público, já está disponível na Play Store para computadores e dispositivos móveis, como celulares e tablets.