– Acadêmicos de Ciências Contábeis expõem trabalhos

Escritórios de Contabilidade de Balsas e Maranhão são pesquisados por acadêmicos de Ciências Contábeis e os trabalhos expostos na última sexta-feira, 28, no hall da Instituição (02/12/2008)

Uma exposição sobre a trajetória e os serviços prestados por escritórios contábeis, no hall de entrada da UNIBALSAS – Faculdade de Balsas. O evento aconteceu na última sexta-feira, 28, e abordou os escritórios da cidade e do Estado. O trabalho interdisciplinar envolveu ‘Comunicação Empresarial e Direito Empresarial’, orientadas pelos professores Marta Facco Piovesan e Ítalo Pinheiro Rodrigues.

Um dos objetivos foi de permitir aos acadêmicos, através da pesquisa, obter conhecimento das empresas contábeis. Os alunos analisaram o organograma e serviços prestados pelos escritórios e criaram um plano de Marketing, com uma matéria jornalística e um cartaz publicitário.

De acordo com a pesquisa dos acadêmicos, atualmente são 35 escritórios contábeis em Balsas. No percentual de funcionários, 19,69% possuem ensino superior; 20,53% são técnicos em Contabilidade; 49,10% são universitários e 9,82% possuem apenas ensino médio. Estes dados não haviam sidos levantados.

Para a acadêmica do 2º período de Ciências Contábeis, Érica Sales dos Santos, a oportunidade de interação com o ambiente profissional foi gratificante. “Analisamos o método de trabalho desempenhado pelo escritório que pesquisamos e percebemos, na prática, quais as principais carências no setor contábil local”, enfatiza a aluna.

A acadêmica Andréia Peruso Bastiani, também do 2º período, relata que adquiriu mais conhecimentos na área. “Uma empresa sem contabilidade é uma empresa sem histórico, sem identidade e sem condições de planejamento e de crescimento”, afirma, acrescentando que observou que as funções de um contador não se limitam a apurar os impostos e manter a contabilidade em dia. “O contador deve contribuir com todas as áreas da empresa, com objetivo de oferecer ao empresário as ferramentas necessárias para a preservação do patrimônio e a gestão dos negócios”, ressalta a acadêmica.

As pesquisas renderão um trabalho que será publicado na imprensa local.

Clique aqui para visualizar as imagens