Acadêmicos de Agronegócio realizam visita técnica a Fazenda Santa Luzia

Os acadêmicos do 3º e 5º período do curso de Agronegócio da UNIBALSAS realizaram visita técnica, no dia 23/05 à Fazenda Santa Luzia, no município de São Raimundo das Mangabeiras, com o objetivo de conhecer a Integração Lavoura – Pecuária praticada pela fazenda.

Os alunos foram acompanhados pelas professoras Soliani Thomazi Meurer e Paula Ramirez Moreira Gomes que ministram as disciplinas de Plantas de Cobertura, Gerenciamento de Criações e Fitossanidade Aplicada, respectivamente. Nessa visita os assuntos vistos em sala de aula foram visualizados na prática, reiterando os conhecimentos dos alunos.

A fazenda Santa Luzia é um centro de referência quando se fala de Integração Lavoura-Pecuária (ILP), lá os alunos foram recebidos pelo engenheiro agrônomo e gerente da fazenda Adelmo Oliveira Gomes e Júnior Massau, um dos proprietários da fazenda. Eles foram conduzidos pela propriedade, onde puderam visualizar as culturas de feijão, sorgo e milho com Brachiaria Ruzizziensis; em um dos talhões já havia Brachiaria pós-colheita do milho com os animais em pastejo, e em outro a integração lavoura pecuária floresta (ILPF).  Adelmo explicou como a fazenda começou esse processo de integração e exemplificou as vantagens, tais como: rotação de culturas, bem estar animal, maior ganho de peso dos animais, cobertura de solo, menor incidência no número de doenças e plantas daninhas, maior persistência das pastagens no período da seca, sustentabilidade, viabilidade econômica, dentre outros.  Além disso, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer algumas pragas que acometem o feijão.

A fazenda Santa Luzia é uma propriedade que possui organização, integração e sustentabilidade, através das práticas que realizam, comprovando o sucesso e a eficácia da ILP. A Faculdade de Balsas agradece a oportunidade e atenção prestada aos alunos e professores, e o riquíssimo conhecimento adquirido durante a visita.

(26.05.2015)