Acadêmicos Apresentam Pesquisa no Encontro Anual de Pesquisa de Iniciação Científica – ENAPIC

O Encontro Anual de Pesquisa de Iniciação Científica (ENAPIC) aconteceu sábado, 30 de novembro, com a participação de professores e comunidade acadêmica da Faculdade de Balsas. Quinze alunos-pesquisadores apresentaram seus respectivos projetos demonstrando resultados positivos para a banca examinadora.

A coordenadora do Núcleo de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da Faculdade de Balsas, Lisiane Honaiser, explica que o ENAPIC tem o objetivo de possibilitar a integração e a socialização das atividades de iniciação científica, estimulando os acadêmicos a produzir artigos científicos. “É uma descoberta de talentos potenciais entre os acadêmicos, sendo um instrumento teórico e metodológico à realização de um projeto que contribua na formação profissional do aluno”, completa.

AUTORES E TRABALHOS APROVADOS

AGRONEGÓCIO

• Taise Borges – Tolerância diferencial de espécies de corda-de-viola (Ipomoea sp.) ao herbicida glyphosate, aplicado isolado ou em mistura com latifolicidas – Continuação do Projeto  2012.
  • Melyne Correira Trindade – Unidades Armazenadoras de Grãos: Certificação e Sistemas de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho – Continuação do Projeto 2012.
  • Maria Aparecida da Silva Pimentel – Processo de Elaboração de Orçamento de safra do produtor individua de Balsas e Região.

ADMINISTRAÇÃO

• Rafael do Couto de Souza – Análise do perfil gerencial e das estratégias de marketing promovidas pelas empresas do varejo.
  • Arthur da Silva Rodrigues – Análise da cadeia de serviços e do potencial turístico da descida de boia do Rio Balsas
  • Talita Cardoso de Carvalho Lopes – Perfil e Percepção profissional dos egressos da Faculdade de Balsas – Unibalsas.

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

• Josemar da Silva Ribeiro – A Utilização da análise de balanço e da contabilidade de custos como ferramenta para contabilidade gerencial.

DIREITO

• Zani Roberto Guedes – Da efetividade do Direito a saúde do idoso frente ao estatuto regulador no contexto da cidade de Balsas-Ma.
  • Gerson Oliveira Coelho – O mundo Jurídico na era pós-positivista e os desafios do neoconstitucionalismo.
  • Jaime Pereira de Souza – Dignidade da Pessoa Humana, na nova era Constitucional.
  • Hildenguedson Ribeiro Dias – OS benefícios da linguagem jurídica, literária e filosófica na construção de um entendimento social e na busca da verdade e argumentação aplicada ao direito.
  • Gustavo de Sousa Lima – A inserção de novas tecnologias da informática nos sistemas judiciários.
  • Lara Rayssa Lima de Macedo Ribeiro – A Utilização de Tornozeleira Eletrônica: Pacificação Social ou Afronta aos Princípios Constitucionais?

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

• Irifrank Falcão Nogueira – Exploração de dados das avaliações internas da Faculdade de Balsas através da técnica de mineração.
  • Alex Rodoleski Marques – Processamento de imagens digitais e reconhecimento de faces de alunos em sala de aula.