A UNIBALSAS e a Campanha de Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular

A Faculdade de Balsas é uma Instituição de Ensino Superior, mantida pela Unibalsas Educacional Ltda., que possui como missão “promover a educação necessária para que as pessoas possam edificar a própria vida”. Desde o início de suas atividades, tem buscado oferecer aos seus alunos uma sólida base de conhecimentos, conceitos, posturas e práticas profissionais, oportunizando uma educação preocupada com a formação do cidadão e com sua integração junto à sociedade.

Conhecedora de suas responsabilidades sociais e ciente das dificuldades sociais e econômicas da região de sua influência, a Unibalsas sempre esteve presente em ações de extensões que tenham por objetivo a responsabilidade socioambiental, além do constante incentivo à cultura e ao esporte.

Em 2014, a Unibalsas decidiu participar da 10ª Campanha de Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular, promovida pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). Na ocasião, várias universidades e faculdades particulares de todo o Brasil apresentaram atividades voltadas à responsabilidade social, mostrando que estão verdadeiramente engajadas com o ensino responsável.

Neste sentido, o coordenador do Núcleo de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da UNIBALSAS, o Prof.º MSc. John Max, juntamente com a Prof.ª MSc. Tayra Rezende coordenaram entre os dias 15 e 20 de setembro uma série de atividades de alcance social, envolvendo funcionários, alunos e professores.

A primeira ação foi realizada através da Gincana do Conhecimento, concretizada pelos alunos dos cursos de Administração e Tecnologia em Gestão Comercial, sob organização dos Prof.º MSc. Emerson Paulo e a Prof.ª MSc Maria de Lourdes. Esta Gincana teve por objetivo alinhar o aprofundamento do estudo de assuntos relevantes na esfera administrativa concomitantemente ao desafio de obter doadores de sangue efetivos para a “Campanha Vida por Vidas”, projeto este coordenado pela Igreja Adventista do Sétimo Dia e o Hemomar de Balsas. A premiação da Gincana ocorreu no dia 15/09/2014 mostrando que a finalidade do trabalho foi atingida. Registrou-se a participação expressiva dos estudantes, além de se ter promovido a conscientização da doação voluntária de sangue com o registro de 53 doadores obtidos através dessa atividade.

A Gincana Premevi (Preparando Melhor para Vida), organizada pelos professores MSc. Bruno Rodrigues e MSc. Paulo Nogueira, e também pelos acadêmicos das turmas do 2° período do curso de Direito, originou uma disputa saudável com o intuito de arrecadar a maior quantidade de material de limpeza e alimentos não perecíveis para o projeto social Premevi. A atividade além de envolver os alunos no âmbito da discussão sobre temas como “justiça social” e “solidariedade”, também arrecadou mais de três toneladas de alimentos não perecíveis e mais de dois mil e quinhentos itens de material de limpeza. No dia 16/09/2014 foi realizada a entrega dos alimentos e materiais de limpeza arrecadados pelos acadêmicos com promoção de atividades recreativas junto às crianças e adolescentes beneficiados pelo projeto.

Ainda no dia 16/09 foi realizada “A Hora do Conto”, envolvendo a bibliotecária Esp. Josane Sousa e acadêmicas dos cursos de Direito e Ciências Contábeis. Na oportunidade, foi proporcionado aos favorecidos da APAE de Balsas uma tarde recreativa, com a intenção de levar diversão a partir da apresentação de um teatro com fantoches e, por conseguinte, uma atividade envolvendo pintura.

No dia 17/09/2014 foi realizada uma reunião com a diretoria da Escola Municipal Orsina Lobão, no município de Riachão-MA, para apresentação do andamento do projeto “Viabilidade de Implantação de software livre para gestão escolar: Estudo de caso Escola Orsina Lobão”. Trata-se de um projeto aprovado no Programa de Iniciação Científica da Faculdade de Balsas – 2014 e visa beneficiar a referida escola com a implementação de um software livre de modo a modernizar o processo de gestão escolar.  O projeto conta com um acadêmico do curso de Sistemas de Informação e seu respectivo orientador, Prof. MSc. Júnior Bandeira.

Encerrando a Campanha de Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular, no dia 19/09/2014 foi debatido o tema “Responsabilidade Social” no Programa de rádio “O Som do Direito”. Este programa faz parte de um projeto de extensão executado por uma docente, Prof.ª MSc. Tayra, e acadêmicos do curso de Direito, em parceria com a Rádio Boa Notícia, com a finalidade de levar discussões atuais e esclarecimentos jurídicos a comunidade balsense e entorno. Neste dia contou-se com a presença do senhor José Júnior, integrante do projeto Social da Fazenda Boa Esperança (Grupo Esperança Viva) que trabalha com tratamento alternativo para dependentes de álcool e drogas, e também as colaboradoras do Instituto CEAGRO, a Debora e a Evani, que a partir do Projeto AMA desenvolve projetos que envolvem a integração de crianças com atividades de informática, educação física, educação artística, dentre outros.

Deste modo, esta campanha contribuiu para firmar as ações da UNIBALSAS no que tange a responsabilidade social, como também reafirmar a importância deste tema frente aos empresários e sociedade civil de Balsas. Assim, a Faculdade de Balsas continuará fomentando projetos de caráter social, acreditando na importância da formação de agentes transformadores da sociedade e no ensino responsável.

Entrega dos alimentos arrecadados –  “Gincana PREMEVI”

“A Hora do Conto” – APAE

“Viabilidade de Implantação de software livre para gestão escolar: Estudo de caso Escola Orsina Lobão” – Riachão – MA

Programa “O Som do Direito”