– A Influência da Tributação na Gestão das Pequenas e Médias Empresas

Dando continuidade ao Projeto “Do Mesmo Lado da Mesa” promovido pelo Curso de Gestão Comercial, o professor e empresário Rodrigo Denardi proferiu a segunda palestra nessa quinta-feira, dia 21/09. Foram abordados temas de vital importância para a saúde financeira das empresas para a satisfação do público que lotou o auditório da Faculdade. Estiveram prestigiando o evento, empresários de diferentes segmentos de negócios da cidade e acadêmicos dos cursos da Unibalsas – Faculdade de Balsas. (21/09/2012)

O palestrante apresentou o elenco de tributos e seu peso financeiro no orçamento empresarial. Abordou as vantagens e desvantagens na escolha feita pelo tipo de tributação para segmento e tamanho de empresa.

Deixou claro ainda, que nem sempre a escolha da tributação pelo SIMPLES NACIONAL é a mais adequada. Aparentemente parece ser uma ótima opção para todas as empresas de pequeno porte, mas exige uma minuciosa orientação por parte dos profissionais contadores, a fim de melhor adequar a Gestão Financeira da empresa em relação ao pagamento justo desse tributo em épocas de sazonalidade. Para empresas com crescimento significativo de mercado a sugestão foi fazer uso do LUCRO REAL, porque este tipo de tributação dá maior flexibilidade às estratégias da Gestão Financeira nas empresas.

Os benefícios fiscais tanto no âmbito nacional, estadual quanto no municipal foi chamado atenção pelo palestrante. Para espanto da plateia, foi apresentado o resultado da arrecadação federal em apenas uma hora, que soma o montante de R$ 171.323.707,87. Com estes valores, compra-se mais de 2.128 ambulâncias equipadas, constrói-se  mais de 149 km asfaltado de estradas, ainda pode construir aproximadamente  1.862 km de redes de esgoto, pagar 11 meses a conta de luz de todos os brasileiros e por fim,  construir mais de 595 postos de saúde equipados, concluiu o palestrante. (fonte: <www.impostometro.com.br>. Acesso em 21.09.2012>).

Ao encerrar a palestra, deixou três dicas importantes para empresários, acadêmicos e gestores presentes: ter conhecimento do assunto, verificar se a modalidade de tributação aplicada pela empresa é a que melhor contempla a Elisão Fiscal e a análise específica da legislação tributária pertinente a sua atividade, porque essa atitude dos empresários garantirá uma Gestão Financeira equilibrada e rentável.

Para a aluna do 4º período do Curso de Gestão Comercial, Letícia Soares, “participar desse evento é muito importante para refletir sobre esse tema que estado cada vez mais presente nas discussões da área de Gestão Comercial. Parabenizo a Professora Lourdes Nunes pela iniciativa”.