Coordenador do Curso de Gestão Comercial Defende Dissertação de Mestrado

O professor e coordenador do Curso de Gestão Comercial da Faculdade de Balsas, Emerson Paulo Rodrigues dos Santos, defendeu a dissertação de mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional no dia 26 de julho na Universidade do Desenvolvimento do Pantanal – Uniderp/Anhanguera em Campo Grande-MS.

A pesquisa foi desenvolvida em uma empresa que atua com reciclagem de materiais plásticos na cidade de Balsas-MA.

Com o tema “Logística Reversa como Ferramenta de Sustentabilidade Ambiental, Social e Econômica” foram levantados dados que demonstraram a relevância e a eficácia da logística reversa como um instrumento que garanta melhoria de resultados econômicos para a empresa, ganhos ambientais por conta das ações de retorno e reciclagem dos itens plásticos e, principalmente, o papel social que as empresas exercem ao atuarem com a prática da reciclagem.

Cerca de vinte trabalhadores da reciclagem participaram da pesquisa. Rodrigues afirma que “com o estudo, foi possível perceber a realidade do trabalho dessas pessoas, analisando seu grau de vulnerabilidade social, as carências, expectativas e o grau de viabilidade da empresa do ramo da reciclagem, atuando como provedora do emprego e da subsistência de uma classe de trabalhadores que normalmente são excluídos do mercado por diversos motivos, entre eles a ausência de capacitação adequada, ou acesso a educação”.

Ainda de acordo com pesquisador, os dados coletados dão subsídio aos gestores e empreendedores de Balsas e região para identificar a realidade da cadeia logística reversa de reciclagem,  sob o ponto de vista da sua sustentabilidade econômica, social e ambiental.