– Professor da Faculdade de Balsas tem artigo selecionado em congresso internacional

O professor do curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Balsas, Vinícius Costa da Silva Zonatto, mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Regional de Blumenau – FURB, apresentará trabalho no “6° CONTECSI – Congresso Internacional de Gestão de Tecnologia e Sistemas de Informação”, de 03 a 05 de junho, na USP – Universidade de São Paulo. O evento que é promovido pela USP e é classificado no Sistema Qualis da Capes – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, acontece anualmente e apresenta estudos feitos por pesquisadores de vários países (16/03/2009).

Conforme dados da organização do evento, este ano são esperadas personalidades, professores e pesquisadores do exterior, principalmente das Universidades conveniadas com a FEA- Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade/USP, da Inglaterra, França, Espanha, Portugal, Chile, Argentina, Uruguai, México, Venezuela entre outras.

De acordo com o professor, para que um curso de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) possa ser recomendado, um dos principais itens avaliados refere-se à produção científica de seu corpo docente e discente. “Os professores também são avaliados por sua produção científica e somente quem atinge a pontuação mínima estabelecida pela CAPES, pode trabalhar em programas de doutoramento” relata o prof. acrescentando que esta avaliação é anual e a cada três anos, os programas de pós-graduação são reavaliados. “Neste sentido, eventos como o CONTECSI são fundamentais para que os pesquisadores possam desenvolver estudos, discutindo temas atuais e propondo alternativas a sociedade, contribuindo assim para o seu desenvolvimento”. Para que a publicação seja aceita, o evento deverá ser recomendado pela CAPES, passando a compor o Sistema Qualis, caso do CONTECSI.

A pesquisa

O trabalho é intitulado “Estudo comparativo sobre os métodos de avaliação de empresas para determinação do valor do negócio: uma abordagem entre fluxo de caixa descontado, avaliação relativa, método patrimonial, modelo do EVA/MVA e modelo das opções reais”.

O artigo faz uma comparação dos resultados obtidos pela aplicação de cinco modelos de avaliação de empresas: fluxo de caixa descontado, avaliação relativa, método patrimonial, modelo do EVA/MVA e modelo das opções reais, para a determinação do valor real das organizações.

Segundo a pesquisa, o método do fluxo de caixa descontado pode ser aplicado a praticamente qualquer situação, apesar de se basear em projeções, que em determinadas situações poderão não se concretizar. O método de avaliação relativa ou por múltiplos, é um método simples em relação a outros métodos e de fácil compreensão. O método patrimonial contábil é de fácil aplicação, porém não é recomendado para empresas cujos ativos mensurados pelos princípios contábeis divergem muito de seus valores de mercado ou que possuem goodwill significativo (ativos intangíveis).

Os métodos EVA e MVA são definidos como filosofias de gestão concentradas no valor. O método das opções reais trata-se da aplicação de conceitos do mercado financeiro nas decisões de investimentos e realização de projetos no contexto da tomada de decisão, porém o método requer uma grande quantidade de informações o que o torna de complexa aplicação.

O artigo conta com a co-autoria dos professores da FURB, Prof. MSc. Jefferson Fernando Grande, Prof. Dra. Mariane Hoeltgebaum e Prof. Dr. Ricardo Luiz Wüst Corrêa de Lyra.

Mais informações podem ser obtidas no link (http://www.tecsi.fea.usp.br/eventos/contecsi/).