– O Futuro Roda no Mainframe

O Futuro Roda no Mainframe” foi o tema da palestra ministrada nesta terça-feira (21), pelo analista de sistemas da IBM, prof. Msc. Marcio Augusto Mendes dos Santos, durante a II Semana Acadêmica de Sistemas de Informação da UNIBALSAS – Faculdade de Balsas. A IBM – International Business Machines é a maior empresa de hardware e software do mundo, presente em mais de 170 países (24/10/2008).

Conforme o palestrante o grande propósito é mostrar as oportunidades de acesso gratuito aos softwares que a IBM oferece no site da empresa (mais de 1.200 produtos). Isso é possível através de convênios com a IBM.

Quando explana sobre o tema, o palestrante relata que um Maiframe equivale a 1.500 servidores. Mainframe é um computador de grande porte, dedicado normalmente ao processamento de um volume grande de informações.

De acordo com o professor do curso de Sistemas de Informação, Alexandre Locateli, na ocasião foi  mostrada a transformação dos Maiframes, que antigamente eram máquinas gigantes com um grande poder computacional e hoje, essas  máquinas diminuem de tamanho e  também cresce o poder computacional. “Os Maiframes são máquinas confiáveis e que não quebram”, frisa.

Palestrante

Marcio Augusto Mendes dos Santos é mestre pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Unicamp) e também, professor titular da Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (Uniderp) e professor titular da União da Associação Educacional Sul-Matogrossense (Unaes)

Próxima palestra

A palestra que acontece nesta quarta-feira (22), às 19h, no auditório da UNIBALSAS – Faculdade de Balsas abordará “Computação Científica Distribuída”, ministrada pelo pesquisador Senior / Professor do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), Bruno Richard Schulze, que é doutor em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), atuante na área de Computação com ênfase em Arquitetura de Sistemas de Computação, principalmente nos temas: middleware, grid computing, grid services e segurança.

Clique aqui para visualizar as imagens do Evento