– II Semana Acadêmica de Sistemas de Informação

Unibalsas – Faculdade de Balsas promove II Semana Acadêmica de Sistemas de Informação

A II Semana Acadêmica de Sistemas de Informação da Unibalsas – Faculdade de Balsas acontece de 20 a 24 de outubro, com palestras que acontecerão todas às noites, a partir das 19h, e debates às 21h30. É um evento anual e aberto à comunidade, que dentre outros fins, visa à atualização e integração de estudantes e profissionais da área de computação. Um dos anseios da Instituição é tornar Balsas num pólo tecnológico da informatização.

De acordo com o coordenador do curso de Sistemas de Informação, prof. Cleverton Marlon Possani, outro propósito da Semana Acadêmica é estabelecer parcerias com as instituições e empresas participantes do evento, como a Microsoft, Fapema (Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão), IBM (International Business Machines), LNCC – (Laboratório Nacional de Computação Científica) e C.E.S.A.R. (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife).

As inscrições são feitas na Secretaria Acadêmica da Unibalsas e o valor para os acadêmicos da Instituição é de R$ 30,00 (trinta reais) e para a comunidade externa R$ 40,00 (quarenta reais) por semana ou R$ 15,00 (quinze reais) por palestra.

Programação

A II Semana Acadêmica terá como palestra de abertura “Fábrica de Software”, ministrada pelo professor adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Jones Oliveira de Albuquerque, que é doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais e também, colaborador do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife – C.E.S.A.R.

No dia 21, o tema abordado será “O Futuro Roda no Mainframe”, pelo analista de sistemas da IBM, Marcio Augusto Mendes dos Santos, que é mestre pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e também, Professor Titular da Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal e Professor Titular da União da Associação Educacional Sul-Matogrossense.

No dia 22, acontecerá a palestra “Computação Científica Distribuída”, ministrada pelo pesquisador Senior / Professor do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), Bruno Richard Schulze, que é doutor em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, atuante na área de Computação com ênfase em Arquitetura de Sistemas de Computação, principalmente nos temas: middleware, grid computing, grid services e segurança.

No dia 23, “Segurança em Redes de Computadores” será o assunto abordado, pelo professor da Universidade Tecnológica do Paraná, Lourival Aparecido de Góis, que é doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp e mestre em Ciências da Computação pela Ufscar- Universidade Federal de São Carlos/SP.

A Semana Acadêmica será encerrada no dia 24, com a palestra “Programa Microsoft Student Partner”, por Felipe Bezerra Reis, premiado pela Microsoft com o titulo de Microsoft Student Partner. Programa este que estimula e gera oportunidades para os alunos que serão as futuras gerações de programadores e profissionais de tecnologia. Felipe Bezerra atualmente cursa Ciências da Computação pela Universidade Estadual do Piauí – Uespi e é técnico em informática pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Piauí – Cefet-PI.