– II Semana de Estudos de Ciências Contábeis

A Pesquisa em Contabilidade: Desafios e Perspectivas

PERÍODO DE REALIZAÇÃO: de 17/11/2008 a 21/11/2008

Apresentação

O evento tem como objetivo a divulgação da pesquisa, não só entre os acadêmicos da Unibalsas como a disseminação do conhecimento entre a comunidade externa na região sul do Maranhão, norte do Tocantins e sul do Piauí, bem como de outros interessados que porventura tenham a oportunidade de participar. Acreditamos que tal iniciativa é fundamental para que se incentive a participação de pesquisadores de toda a região, haja visto que temos poucos eventos para que os mesmo possam divulgar seus trabalhos.

O evento proporcionará também 4 mini-cursos que visam possibilitar aos participantes o entendimento e a aplicabilidade de diferentes ferramentas da Administração e da Contabilidade, objetivando integrar os conhecimentos teóricos e práticos, não só dos acadêmicos do curso de Ciências Contábeis, mas de todo participante, com aplicação em seu trabalho ou na ampliação de conhecimentos.

Objetivos

· Fomentar a reflexão quanto aos desafios e perspectivas da pesquisa em contabilidade;

· Promover a interação entre professores do Departamento de Ciências Contábeis, com alunos da graduação, da pós-graduação e pesquisadores de outras Instituições, buscando a consolidação e desenvolvimento da pesquisa em Contabilidade e áreas interdisciplinares;

· Oportunizar a acadêmicos, professores e pesquisadores da área contábil a divulgação de seus trabalhos;

· Reunir professores e estudantes para intercâmbio de experiências e proporcionar, de maneira mais efetiva, a interação entre a pesquisa e o ensino; e

· Ampliar a participação da Faculdade nas atividades acadêmicas, científicas e pedagógicas das Ciências Contábeis, proporcionando a integração com outras áreas de conhecimento.

Comunicações Orais e Painéis

Representam uma oportunidade para que professores, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação divulguem os resultados de suas pesquisas. As Comunicações Orais terão duração de 25 minutos, sendo 20 minutos para exposição e 5 minutos para perguntas. A área disponível para a apresentação de painéis será de 90 cm x 120 cm.

Prazo final para submissões de trabalhos: 05 de novembro de 2008.

Resultado dos trabalhos submetidos: 10 de novembro de 2008.

De 01/10/2008 a 14/11/2008

Normas para Elaboração das Comunicações

Os trabalhos deverão ser encaminhados para o e-mail: semanacontabeis@unibalsas.edu.br até a zero hora do dia 06/11/2008 com o seguinte subject (assunto): Comunicações. Não serão aceitos trabalhos com tamanho de arquivo superior a 5 megabytes, assim como trabalhos que requeiram softwares não contidos no Microsoft Office para sua completa visualização. O limite de submissão de trabalhos por autor é de 3 (três).

É imprescindível que os trabalhos submetidos sejam inéditos, isto é, não tenham sido enviados para publicação em outro evento ou periódico. Os artigos podem ser redigidos em português, espanhol ou inglês, com no mínimo 10 páginas e no máximo 16 páginas.

Submissão de Trabalhos

Para submissão dos trabalhos devem ser observadas as seguintes normas editoriais:

Arquivo 1

Folha de rosto em arquivo separado, com os seguintes dados:

–   Título do trabalho (todas as letras maiúsculas) centralizado e fonte 12 Times New Roman;

–   Nome e titulação do(s) autor(es) (somente a primeira letra de cada palavra em maiúsculo) Centralizado e em fonte 12;

–   Vínculo institucional do(s) autor(es) (somente a primeira letra de cada palavra em maiúsculo);

–   Endereço, telefone e e-mail para contato (somente a primeira letra de cada palavra em maiúsculo);

–   Limite de 4 (quatro autores por artigo); e

–   Resumo e palavras-chave.

Arquivo 2

Os artigos devem conter, além do título do trabalho (todas as letras maiúsculas), sem qualquer tipo de identificação do(s) autor(es), um resumo (no idioma do texto) entre 10 e 20 linhas, em um único parágrafo (sem entrada de parágrafo), espaço simples entre linhas, seguido de uma linha em branco e após a indicação de três a cinco palavras-chave.

As páginas dos artigos devem estar devidamente numeradas no canto superior direito, digitadas em editor de texto Word for Windows 97 ou superior, em um único lado da folha, nas seguintes condições:

–   papel formato A4 (210 x 297 mm);

–   fonte Times New Roman, tamanho 12;

–   espaço entre linhas: simples e sem espaço entre parágrafos;

–   entrada de parágrafo: 1,25 cm

–   margens: superior 3 cm, inferior 2 cm, esquerda 3 cm, direita 2 cm;

–   numeração de página: canto direito superior;

–   figuras, gráficos, quadros e tabelas (não usar colorido) em fonte Times New Roman, tamanho 10;

–   os títulos (todas as letras maiúsculas) e subtítulos (somente a primeira letra de cada palavra em maiúsculo) do artigo devem ser numerados e negritados;

–   as citações e referências devem obedecer as normas atuais da ABNT.