Notícias

Curso de Psicologia da Unibalsas debate e integra lutas do mês de maio

Maio é um mês de lutas muito importantes e o dia 18 é marcado por duas delas: a luta antimanicomial e o combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes.

O Movimento da Luta Antimanicomial se caracteriza pela luta dos direitos das pessoas em sofrimento mental, principalmente o combate à ideia de que se deve isolar a pessoa de sua rede de apoio e vida cotidiana. Já a segunda mobilização tem o objetivo de convocar toda a sociedade brasileira para o compromisso de proteger as crianças e adolescentes da violência sexual, através de atividades que foquem na prevenção, e que envolvam a divulgação do Disque Direitos Humanos – o Disque 100.

Na Unibalsas, o curso de Psicologia promoveu um debate para tratar dessas temáticas, que aconteceu no auditório da faculdade, nessa quarta-feira (17).

Para somar com essas discussões, recebemos os convidados:

  • Victor Costa (psicólogo) – “Vivências e atuação do psicólogo em situações de internações psiquiátricas”
  • Dra. Andrea Sanches (médica especialista em saúde mental) – “Lei 10.216: o que mudou na assistência em saúde mental”
  • Flávia Lins (assistente social) – “Vivências no CREAS: relato de experiência de atuação na violação de direitos de crianças e adolescentes”
  • Natália Cury (psicóloga) – “Considerações psicológicas acerca dos prejuízos causados pelo abuso e exploração sexual em crianças e adolescentes”

Em 2022, no seu primeiro ano de exiztência, o curso de Psicologia promoveu uma ação em alusão a essa data, com uma manisfestção nas ruas de Balsas pela luta antimanicomial. Veja abaixo: