5 mitos sobre o EAD que você precisa esquecer

EAD, de acordo com o Decreto-Lei n° 2.494, de 10/2/1998, é uma modalidade de ensino à distância que “possibilita a auto-aprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados apresentados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados pelos diversos meios de comunicação”.

É indiscutível a rapidez dos avanços tecnológicos e, nesse contexto, o EAD também vem crescendo e conquistando um grande número de estudantes em todo o mundo. Mesmo assim, podemos encontrar certa resistência causada principalmente pelo preconceito e desinformação.

E é por isso que trouxemos aqui 05 mitos que você já deve ter ouvido – e até acreditado! – sobre essa importante modalidade.

É MITO que os profissionais são menos valorizados no mercado de trabalho

Além de estudar os mesmos conteúdos de um curso presencial, o profissional formado pelo EAD desenvolve a autonomia, comprometimento e organização, habilidades necessárias para concluir o curso, bem como para se destacar no mercado de trabalho.

É MITO que o EAD é apenas videoaula

Os conteúdos são ofertados em diferentes formatos (vídeos, apostilas, slides e mapas conceituais). Além disso, na Unibalsas, você conta também com uma certa quantidade de aulas síncronas (online / “ao vivo”), além de palestras e também atividades de extensão dos cursos, entre outras formas de interação virtual (fóruns, salas de debate).

É MITO que o aluno aprende sozinho

O estudante EAD precisa ter maior autonomia sobre seu aprendizado, mas ele também tem contato com os tutores das disciplinasNo acesso ao fórum do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), ele pode trocar informações, conhecimentos e fazer aquele networking com os colegas.

É MITO que a qualidade dos conteúdos é inferior

Assim como os cursos presenciais, os cursos EAD precisam ser autorizados pelo Ministério da Educação (MEC), sendo regularmente avaliados a partir de critérios de qualidade exigentes, com notas de 1 a 5 (nota máxima). Confira AQUI a avaliação do MEC para os cursos EAD – e também presenciais – da Unibalsas.

É MITO que o diploma não vale tanto quanto no presencial

O diploma EAD possui a mesma autorização do MEC que o presencial e é recebido nos mesmos modos. Inclusive, o diploma EAD não possui qualquer anotação que especifique qual modalidade o aluno cursou.

Se esses mitos te impediam de fazer um curso EAD, chegou a hora de esquecê-los e ir em busca do seu futuro profissional. Entre em contato com a gente e saiba mais sobre essa modalidade.