Unibalsas entra na Campanha de Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular

O papel social das empresas tem sido algo recorrente na sociedade, onde além da finalidade de auferir lucro, vê-se também que algumas destas preocupam-se com problemas sociais e ambientais existentes na sociedade, expressando seus valores a partir de ações sociais.

As instituições de ensino superior, como entidade que visa promover educação, não somente na esfera do ensino, mas também através das atividades de pesquisa e extensão, se destacam pela oportunidade de possibilitar aprendizado mútuo com interação entre aluno e professor. Neste âmbito encontra-se um grande nicho de oportunidade de demonstração do papel social destas instituições, contribuindo para resolução de problemas sociais e ainda formando alunos críticos e dispostos a modificar as mazelas atuais a partir de suas futuras profissões.

A Unibalsas apresenta uma série de atividades de alcance social, envolvendo funcionários, alunos e professores. Portanto, o coordenador do Núcleo de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da Faculdade de Balsas, Prof.º John Max que, dentre as atribuições gerais, fomenta e acompanha os projetos de extensão e iniciação científica, comunica a comunidade acadêmica e sociedade balsense que a Faculdade de Balsas estará participando da 10ª Campanha de Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular, promovida pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior. Universidades e faculdades particulares de todo o Brasil estarão apresentando atividades de extensão de impacto na sociedade.

Deste modo, dentre os dias 16, 17 e 19 de setembro de 2014 a instituição estará desenvolvendo algumas atividades que colocam tanto em discussão como em prática a importância da Responsabilidade Social. Segue a programação a seguir:

16/09 – Gincana do PREMEVI (Preparando Melhor para a Vida)– Aproximando a Teoria da Prática.

Com a intenção de colaborar com o trabalho desenvolvido pela diocese de Balsas, assim como trazer a reflexão sobre a relação entre a responsabilidade social e a ideia de justiça social entre os alunos do primeiro ano do curso de Direito, encontra-se em andamento a Gincana do PREMEVI. No dia 15-09 será realizada a entrega dos alimentos e produtos de limpeza adquiridos através da gincana, além de promover a interação entre os alunos e as crianças e adolescentes beneficiados.

Local: Pátio da sede do Premevi Balsas.

16/09 – A Hora do Conto na APAE.

Com a finalidade de levar uma atividade recreativa aos favorecidos pela APAE, alunos, professores e a bibliotecária da Faculdade Balsas promoverão a “Hora do Conto”, onde a partir atividades teatrais e artísticas, promoverão uma tarde recreativa a luz da literatura infantil.

Local: APAE de Balsas.

17/09 – Reunião – Projeto “Viabilidade de implantação de software livre para gestão escolar: Estudo de Caso Escola Orsina Lobão”.

Aluno pesquisador e professor do curso de Sistemas de Informação da Faculdade de Balsas estudam modo de implementar software livre para facilitar a gestão escolar na Escola Orsina Lobão do município de Riachão. Trata-se de um projeto que se pretende não só atender a demanda desta escola, mas também em um futuro mais próximo desencadear em demais unidades escolares da rede pública municipal de ensino do município de Riachão.

Local: Escola Municipal Orsina Lobão na cidade de Riachão.

19/09 – O Som do Direito: Responsabilidade Social

A partir de uma parceria entre o curso de Direito da Faculdade de Balsas e a Rádio Boa Notícia, todas as sextas-feiras ocorre o programa O Som do Direito, objetivando levar discussões atuais e esclarecimentos jurídicos a comunidade balsense e entorno. Neste dia, o tema debatido será “Responsabilidade Social”, onde empresários locais estarão expondo a importância, assim como a aplicação deste tema.

Local: Rádio Boa Notícia.

(12.09.14)