O Ministério da Educação (MEC) posicionou-se favorável ao recredenciamento da Faculdade de Balsas, após visita da comissão no período de 4 a 8 de outubro de 2011. Foram analisados quesitos como Políticas de Ensino e Avaliação, Responsabilidade Social da Instituição, Organização e Gestão da Instituição, Políticas de Atendimento aos Discentes, e outros (17/10/2011).
Depois de concretizar todas as ações preliminares de avaliação, ponderar sobre as dez dimensões que devem constar nos relatórios e levar em conta os referenciais de qualidade da legislação vigente, a comissão concedeu à Faculdade de Balsas nota QUATRO, sendo que as notas possíveis são as que seguem:
Nota UM: Quando os indicadores avaliados estão MUITO AQUÉM do sugerido pelo MEC.
Nota DOIS: Quando os indicadores avaliados estão AQUÉM do sugerido pelo MEC.
Nota TRÊS: Quando os indicadores avaliados estão DE ACORDO com o sugerido pelo MEC.
Nota QUATRO: Quando os indicadores avaliados configuram um quadro ALÉM do que o sugerido pelo MEC.
Nota CINCO: Quando os indicadores avaliados configuram um quadro MUITO ALÉM do que o sugerido pelo MEC.
“Estamos muito felizes com a nota atribuída pelo Ministério da Educação à Faculdade de Balsas. Ela representa o resultado dos esforços de toda a comunidade acadêmica: Mantenedores, Diretores, Professores, Colaboradores e Estudantes. O grande objetivo da Faculdade de Balsas é promover a educação necessária para que as pessoas possam edificar a própria vida. Continuaremos buscando alcançar este nobre objetivo, no intuito de caracterizar esta Instituição como a ponte para o conhecimento e desenvolvimento regional. Um agradecimento especial a todos os que participaram diretamente das reuniões com a Comissão do MEC: coordenadores de curso, professores, colaboradores, membros da CPA (Comissão Própria de Avaliação) e líderes de turma”, afirma o prof. Fábio Pillatt, Diretor Acadêmico da Faculdade de Balsas.